Sobre a Revista

POLÍTICA EDITORIAL

*Missão

     Divulgar o conhecimento produzido pela comunidade científica nas áreas de Ciências Agrárias e Ambiental.

*Foco e escopo

     A Revista de Ciências Agrárias/Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences é uma publicação científica de periodicidade por fluxo contínuo, publicada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

     A Revista de Ciências Agrárias iniciou em 1971, como Boletim da Escola de Agronomia da Amazônia, passando a Boletim da Faculdade de Ciências Agrárias do Pará em 1972, com a transformação da Escola de Agronomia da Amazônia para Faculdade de Ciências Agrárias do Pará. Em 1999 passou a ser denominada Revista de Ciências Agrárias.

     Destina-se à divulgação de trabalhos gerados a partir de pesquisas originais, desenvolvidas tanto na região amazônica quanto em outras regiões brasileiras e/ou em outros países. As áreas de abrangência são:

  • Agronomia
  • Ciências Ambientais aplicadas à Agricultura
  • Medicina Veterinária
  • Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • Zootecnia e Recursos Pesqueiros
  • Áreas afins relacionadas com a produção animal e vegetal.

Classificação dos manuscritos para submissão: Artigos Originais, Notas Científicas, Notas Técnicas e Artigos de Revisão.

  RESSALTA-SE QUE NÃO HÁ COBRANÇA DE TAXA DE SUBMISSÃO E/OU PUBLICAÇÃO

Indexação

     A Revista de Ciências Agrárias/Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences está indexada nas bases de dados na CABI - CAB Direct, Diadorim, Latindex, Sumários.org, Google Scholar, OasisBr e DOAJ.

Processo de avaliação pelos pares

     Os artigos encaminhados à Revista de Ciências Agrárias/Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences passam por uma seleção inicial realizada pelo editor chefe, antes do processo de envio aos editores de seção. Essa seleção prévia é realizada considerando-se a aderência ao escopo da revista, bem como adequação às normas, originalidade e impacto da contribuição científica, qualidade gráfica do material, qualidade do texto, pertinência e atualização da literatura citada.

     Os artigos enquadrados na seleção inicial seguem então para os editores de seção, que irão gerenciar o processo de revisão a cega por pares. Nesta etapa, o artigo será avaliado primeiramente por dois revisores da área de conhecimento da pesquisa. Após o envio do parecer pelos avaliadores, o editor de seção terá autonomia para arbitrar sobre os pareceres dos revisores e decidir se o trabalho segue para publicação (com as devidas correções se houver) ou se será rejeitado.

Periodicidade

     A RCA/AJAES,  desde 2018 publica por fluxo contínuo, apresentando publicação de um volume por ano, com ISSN 2177-8760.

Plágio

     Antes de submeter um trabalho, recomenda-se a observação da declaração do COPE sobre ética e boas práticas para organização e escrita do trabalho. Para tanto, favor consultar o site http://publicationethics.org/. Esta revista observa e não aceita a publicação de: dados fabricados, dados falsificados, publicação redundante ou duplicada, plágio, conflitos de autoria ou interesse, autores ‘fantasmas’, autores encobertos ou autores e/ ou coautores que não contribuíram com o trabalho.

     Este periódico utiliza o programa PLAGIUS PROFESSIONAL ® para detecção de plágio. Caso seja detectado plágio no manuscrito, o mesmo será rejeitado e os autores serão informados.

Princípios de transparência e boas práticas de publicações

     Certifique-se de que leu os Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas, pois este periódico atende as recomendações do COPE (https://publicationethics.org).

Idioma

     A RCA/AJAES aceita a submissão de manuscritos na língua portuguesa, inglesa e espanhol.

Sugestões de pessoas físicas e jurídicas que realizam traduções

  • Pessoas físicas:

Isabel Valente: isa.valenca8@gmail.com (Inglês)

Marina Yasbek Reia: marinayr@hotmail.com (Inglês)

Evelyn Jardim de Oliveira: evelyn_jardim@yahoo.com.br (Inglês)

Leonardo Francisco Ferreira: leonardo.fferreira@hotmail.com (Inglês)

Leidy Yibeth Deantonio Florido: leidydeflo@gmail.com (Espanhol)

  • Pessoas jurídicas:

https://www.etraducao.net/

http://www.journalexperts.com

http://www.wsr-ops.com

http://www.journaleditorsusa.com

http://www.queensenglishediting.com/

http://www.canalpage.com

http://www.editage.com.br/manuscriptediting/index.html

http://webshop.elsevier.com/languageservices/

http://www.proof-reading-service.com

http://www.academic-editing-services.com/

http://www.publicase.com.br/formulario.asp

http://www.stta.com.br/servicos.php

http://americanmanuscripteditors.com/

https://www.enago.com.br/ 

Política de acesso livre e ciência aberta

     A RCA/AJAES oferece acesso livre e gratuito de todo conteúdo de suas publicações proporcionando democratização no acesso ao conhecimento científico.

     Todo o conteúdo da RCA/AJAES está licenciado sob uma Licença Creative Commons, do tipo CC-BY 4.0, para todo o conteúdo do periódico, permitindo aos autores e leitores distribuírem, adaptarem e criarem a partir do artigo publicado na RCA/AJAES, desde que sejam citadas as devidas fontes.

     Para acessar, basta clicar em CADASTRO, registrar sua senha e fornecer seu nome e e-mail.

     Ressalta-se que desde novembro de 2020, a RCA/AJAES publica no artigo final o (s) nome (s) dos editores responsáveis pela respectiva avaliação, como um passo importante em sintonia com o movimento de Ciência Aberta.

Política de armazenamento de dados da pesquisa

     Seguindo as diretrizes da Ciência Aberta, sempre que possível, a RCA/AJAES encoraja os autores a compartilhar todos os dados do seu artigo. É importante que pelo menos um dos autores tenham acesso total a todos os dados do estudo, assumindo a responsabilidade por sua integridade e precisão da análise. Os dados utilizados na pesquisa, caso não estejam depositados em repositórios públicos, deverão estar disponíveis mediante solicitação da RCA/AJAES.

Arquivamento

     A RCA/AJAES utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

Copyrights e Permissões

     A RCA/AJAES permite que o autor (s) mantenha os direitos autorais sem restrições. 

Fontes de apoio

  • Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Submissão do manuscrito

Quando o artigo estiver de acordo com a “Política Editorial” e as “Diretrizes para Autores” desta Revista, a submissão do mesmo deve ser feita por meio do endereço eletrônico: http://periodicos.ufra.edu.br/index.php/ajaes/index.

A RCA/AJAES utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a partir do Open Journal Access (OJS), desenvolvido pelo Public Knowledge Project. Neste sistema, o autor deve primeiro se cadastrar, para que obtenha login e senha de acesso.

Ao acessar o sistema, basta atentar-se aos dados a serem preenchidos e anexar os documentos necessários. Ao finalizar a submissão, uma mensagem automática de confirmação é enviada ao autor, via e-mail. Ressaltando-se a importância de inserção do ORCID, de todos os autores, no momento de preenchimento dos dados.

Dúvidas de como submeter?

Os esclarecimentos a respeito de submissão estão no tutorial de submissão.

Em caso de dúvidas, após a leitura destas “Diretrizes para Autores”, recomenda-se a consulta ao mais recente número publicado pela Revista.

Os autores podem ainda comunicar-se nos seguintes contatos: amazonian.journal@ufra.edu.br  e  ajaes.suporte@gmail.com