POLÍTICA EDITORIAL

Missão

Divulgar o conhecimento produzido pela comunidade científica das áreas de Ciências Agrárias e Ambiental.

 Foco e escopo

A Revista de Ciências Agrárias/Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences é uma publicação científica, publicada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

A Revista de Ciências Agrárias iniciou em 1971, como Boletim da Escola de Agronomia da Amazônia, passando a Boletim da Faculdade de Ciências Agrárias do Pará em 1972, com a transformação da Escola de Agronomia da Amazônia para Faculdade de Ciências Agrárias do Pará. Em 1999 passou a ser denominada Revista de Ciências Agrárias.

Destina-se à divulgação de trabalhos gerados a partir de pesquisas originais, desenvolvidas tanto na região amazônica quanto em outras regiões brasileiras e/ou em outros países. As áreas de abrangência são:

  • Agronomia
  • Ciências Ambientais aplicadas à Agricultura
  • Medicina Veterinária
  • Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • Zootecnia e Recursos Pesqueiros
  • Áreas afins relacionadas com a produção animal e

 As submissões podem ser de diferentes tipos: artigos originais, notas científicas e artigos de revisão (a convite).

 Indexação

A Revista de Ciências Agrárias/Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences está indexada nas bases de dados AGRIS/CARIS International Information System for the Agricultural Sciences and Technology (FAO), CABI - Agricultural Economics Database, CABI - CAB Direct.

 Processo de avaliação pelos pares

Os artigos encaminhados à Revista de Ciências Agrárias/Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences passam por uma seleção inicial realizada pelo editor chefe, antes do processo de envio aos editores de seção. Essa seleção prévia é realizada considerando-se a aderência ao escopo da revista, bem como adequação às normas, originalidade e impacto da contribuição científica, qualidade gráfica do material, qualidade do texto, pertinência e atualização da literatura citada.

Os artigos enquadrados na seleção inicial seguem então para os editores de seção, que irão gerenciar o processo de revisão a cega por pares. Nesta etapa, o artigo será avaliado primeiramente por até três revisores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa distintas. Após o envio do parecer pelos avaliadores, o editor de seção terá autonomia para arbitrar sobre os pareceres dos revisores e decidir se o trabalho segue para publicação (com as devidas correções se houver) ou se será rejeitado.

 Periodicidade

A revista científica Revista de Ciências Agrárias/Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences, a partir de 2018 publica por fluxo contínuo, apresentando publicação de um volume por ano, com ISSN 2177-8760. 

Plágio

Antes de submeter um trabalho, recomenda-se a observação da declaração do COPE sobre ética e boas práticas para organização e escrita do trabalho. Para tanto, favor consultar o site http://publicationethics.org/. Esta revista observa e não aceita a publicação de: dados fabricados, dados falsificados ou falsos, publicação redundante ou duplicada, plágio, conflitos de autoria ou interesse, autores ‘fantasmas’, autores encobertos ou autores e/ ou coautores que não contribuíram com o trabalho. Caso seja detectado plágio no manuscrito, o mesmo será rejeitado e os autores serão informados.

Idioma

A revista de Ciências Agrárias Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences aceita a submissão de artigos na língua portuguesa, inglesa e espanhola. Ressaltamos que tem prioridade de publicação, os artigos em língua inglesa.

Abaixo disponibilizamos sugestões de pessoas físicas e jurídicas que realizam traduções.

 - Pessoas físicas:

Isabel Valente: isa.valenca8@gmail.com

Marina Yasbek Reia: marinayr@hotmail.com

Evelyn Jardim de Oliveira: evelyn_jardim@yahoo.com.br

Leonardo Francisco Ferreira: leonardo.fferreira@hotmail.com

Leidy Yibeth Deantonio Florido: leidydeflo@gmail.com (espanhol)

- Pessoas jurídicas:

http://www.journalexperts.com

http://www.wsr-ops.com

http://www.journaleditorsusa.com

http://www.queensenglishediting.com/

http://www.canalpage.com

http://www.editage.com.br/manuscriptediting/index.html

http://webshop.elsevier.com/languageservices/

http://www.proof-reading-service.com

http://www.academic-editing-services.com/

http://www.publicase.com.br/formulario.asp

http://www.stta.com.br/servicos.php

http://americanmanuscripteditors.com/

Política de acesso livre

A Revista de Ciências Agrárias/Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences oferece acesso livre e gratuito de todo conteúdo de suas publicações científicas, proporcionando democratização no acesso ao conhecimento científico. Todo o conteúdo da revista científica Revista de Ciências Agrárias/Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences estará licenciado sob uma Licença Creative Commons.  Ressaltamos ainda que, a Revista de Ciências Agrárias/Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences, não cobra taxas de submissão e publicação.

Submissão do manuscrito

Quando o artigo estiver de acordo com a “Política Editorial” e as “Diretrizes aos autores” desta revista, a submissão do mesmo deve ser feita por meio por meio do endereço eletrônico: http://periodicos.ufra.edu.br/index.php/ajaes/index. A Revista Ciências Agrárias/AJAES utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), sistema customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a partir do Open Journal Access (OJS) versão 3.1.1-2, desenvolvido pelo Public Knowledge Project. Neste sistema, o autor deve primeiro se cadastrar, para que obtenha login e senha de acesso.

Ao acessar o sistema, basta atentar-se aos dados a serem preenchidos e anexar os documentos necessários. Ao finalizar a submissão, uma mensagem automática de confirmação é enviada ao autor, via e-mail.

Contato

Em caso de dúvidas, após a leitura destas “Diretrizes para autores”, recomenda-se a consulta ao mais recente número publicado pela revista. Os autores podem, ainda, comunicar-se com a Revista de Ciências Agrárias pelo e-mail ajaes.suporte@gmail.com.