FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES

2019-02-01
FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES

-O que é um periódico científico?

Um periódico científico é uma publicação acadêmica publicada em períodos definidos (bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral, anual) e que tem por propósito a divulgação de conteúdo de pesquisa científica em determinada área. As submissões podem ser artigos originais, notas científicas e artigos de revisão (a convite).

A partir de 2018 a revista publica por fluxo contínuo, apresentando publicação de um volume por ano, com ISSN 2177-8760.

-Áreas de abrangência para submissões

  • Agronomia
  • Ciências Ambientais aplicadas à Agricultura
  • Medicina Veterinária
  • Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • Zootecnia e Recursos Pesqueiros
  • Áreas afins relacionadas com a produção animal

-O que são Indexadores de revistas?

São bases de dados (sites) que preservam e divulgam o conteúdo científico do periódico. As bases podem ser nacionais e internacionais, específicas de uma área do conhecimento ou geral. As bases fornecem informações dos periódicos e artigos publicados por eles, como: título do periódico, contatos, tipo de acesso, ISSN, autor, título, resumo, palavras-chave, link do artigo e até o artigo completo, entre outras informações.

A Revista está indexada nas bases de dados AGRIS/CARIS International Information System for the Agricultural Sciences and Technology (FAO), CABI - Agricultural Economics Database, CABI - CAB Direct e em trâmite com a Latindex.

Processo de avaliação pelos pares

Os artigos encaminhados à Revista de Ciências Agrárias/Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences passam por uma seleção inicial realizada pelo editor-chefe, antes do processo de envio aos editores de seção. Essa seleção prévia é realizada considerando-se a aderência ao escopo da revista, bem como adequação às normas, originalidade e impacto da contribuição científica, qualidade gráfica do material, qualidade do texto, pertinência e atualização da literatura citada.

Os artigos enquadrados na seleção inicial seguem então para os editores de seção, que gerenciarão o processo de revisão a cega por pares. Após o envio do parecer pelos avaliadores, o editor de seção terá autonomia para arbitrar sobre os pareceres dos revisores e decidir se o trabalho segue para publicação (com as devidas correções se houver) ou se será rejeitado.

Dúvidas de como Submeter?

Temos tutorial no site da revista na forma de vídeo e imagens.

URL DO TUTORIAL: https://youtu.be/8J8zWKkV5Tw

Qual o tempo médio para que seja publicado?

Em média 6 meses, caso seja traduzido para a língua inglesa o prazo é menor por ser considerado prioridade, mas é necessário apresentar certificação da tradução. A partir de 2018 a revista publica por fluxo contínuo, apresentando publicação de um volume por ano, com ISSN 2177-8760.

- Qual o tempo médio de avaliação do artigo?

Não existe um tempo especifico, tudo depende do editor e os avaliadores terem disponibilidade de tempo.

Idioma

É aceito a submissão de artigos na língua portuguesa, inglesa e espanhola. Ressaltamos que tem prioridade de publicação, os artigos em língua inglesa.

No site disponibilizamos sugestões de pessoas físicas e jurídicas que realizam traduções.

https://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/about

 

-O que é ORCID?

A ORCID é uma organização sem fins lucrativos, fornece um identificador para indivíduos usarem com seu nome enquanto se engajam em atividades de pesquisa, bolsas de estudos e inovação. Fornecem ferramentas de código livre que permitem conexões transparentes e confiáveis entre pesquisadores, suas contribuições e afiliações.

Visando atender as mudanças propostas pela Scielo Brasil, estamos passando por um processo de transformação em nossa política editorial e Diretrizes aos autores.

É imprescindível a inserção do ORCID no sistema para a publicação de sua pesquisa, as submissões a partir de novembro, serão exigidos que os autores, no momento da submissão, já inserir essa informação.

Para criar o ORCID ID: https://orcid.org/register

O que é Qualis?

A CAPES também desenvolveu a base Qualis que classifica os periódicos como: A1(maior); A2; B1; B2; B3; B4; B5 e C (menor). Tal classificação é definida por área de conhecimento. O Qualis (qualidade) de revistas pode ser pesquisado na plataforma Sucupira.

Atualmente a classificação da revista na área de ciências agrárias é B3.