Sobre a Revista

A Revista Tropical Journal of Fisheries and Aquatic Sciences / TJFAS  é um periódico de divulgação científica, publicado pela Editora da Universidade Federal Rural da Amazônia /UFRA, originado a partir do Boletim Técnico Científico do Cepnor, que era editado pelo Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Norte /CEPNOR, e tem por missão divulgar o conhecimento produzido pela comunidade científica das áreas de Recursos Pesqueiros e das Ciências Aquáticas.
A Revista TJFAS recebe manuscritos relatando novos conhecimentos significativos e compreensão da pesca e das ciências aquáticas. Os manuscritos podem se referir a células, organismos, populações, comunidades, ecossistemas ou processos que afetam os sistemas aquáticos. Eles podem cobrir uma gama de disciplinas, incluindo biologia e ecologia de organismos marinhos e de água doce, limnologia, oceanografia, fisiologia, toxicologia, genética, doenças relacionadas com organismos aquáticos, economia, Administração, Turismo e de gestão. Os manuscritos são selecionados para publicação de acordo com a extensão e significado de novos conhecimentos ou ideias apresentadas, podendo ser publicadas, artigos originais, notas científicas e técnicas, além de revisões de literatura sobre temas específicos, e excepcionalmente suplementos temáticos.

O BTC/TJFAS  segue uma política de acesso aberto.
A revista objetiva publicar artigos originais e inéditos, principalmente, notas científicas/técnicas e artigos de revisão, estes somente a convite da Equipe Editorial, elaborados em Português, espanhol ou Inglês, nas áreas de Aquicultura, Biologia Aquática, Biologia Pesqueira, Tecnologia do Pescado e da Pesca, Ecologia Aquática, Socioeconomia, Oceanografia e Limnologia, e ciência interdisciplinar.
Os trabalhos submetidos à publicação somente poderão ser enviados pelo site http://www.btcc.ufra.edu.br, e nas seguintes formas: artigos ou notas científicas/técnicas e revisões de literatura sobre tema específico, e excepcionalmente suplementos temáticos.
O BTC/TJFAS está indexado em bases de dados, como a ASFA (Aquatic Sciences and Fisheries Abstracts); no ISI (Information Sciences Institute), e no Periódica.
O trabalho submetido à publicação deverá ser cadastrado no portal do BTC/TJFAS. O cadastro deverá ser preenchido pelo autor correspondente que deverá colar um e-mail no arquivo word de cada co-autor de concordância com a submissão.

Os manuscritos originais submetidos para publicação são analisados pelos Editores de Área antes de serem submetidos à assessoria científica. Na análise considera-se abrangência, foco e escopo e se está apresentado conforme as normas da revista, fundamentação teórica, atualização da revisão da literatura, coerência e precisão da metodologia, resultados com contribuição significativa, discussão dos fatos observados em relação aos descritos na literatura, qualidade das tabelas e figuras, originalidade e consistência das conclusões. A revista não aceita pedido de reconsideração ou explicações sobre pareceres dos editores.
Os manuscritos pré-selecionados poderão ser devolvidos ao(s) autor(es) para reformulação, antes de serem encaminhados para uma análise mais aprofundada por parte de pelo menos dois revisores ou serem denegados. A partir dos pareceres e sugestões dos Revisores sobre o manuscrito, a Equipe Editorial poderá recusá-lo ou devolver ao(s) autor(es) com as sugestões dos Revisores e da Equipe Editorial ao texto dos manuscritos; entretanto, o(s) mesmo(s) tem (têm) o direito de não acatá-las mediante justificativa expressa, que será analisada pela Equipe Editorial. Salienta-se que, independente dos pareceres dos Revisores, cabe à equipe Editorial, em qualquer etapa de análise a decisão final sobre a aprovação do artigo e o direito de sugerir ou solicitar modificações no texto, julgadas necessárias.
Após aprovação, o artigo é encaminhado para revisão de idiomas. Posteriormente, o artigo é enviado ao autor correspondente na forma de documento pdf, para revisão final, o qual comunicará à Equipe Editorial sobre eventuais correções e alterações. Após as incorporações, pela equipe de editoração, das correções solicitadas, o documento é enviado à gráfica para serviço de fotolito, impressão e encadernação; neste ínterim, os arquivos em formato pdf são disponibilizados no Portal da revista.
Os assuntos, dados e conceitos emitidos nesta Revista, são de exclusiva responsabilidade dos autores.
Os prazos máximos de devolução de artigos corrigidos por parte do(s) autor(es) são de 30 dias para a 1ª versão e de 20 dias para a 2a versão a contar da data da correspondência encaminhada ao(s) autor(es) pelo Editor.