Intervenções Governamentais e Transformação no Setor Madeireiro de Paragominas
DOI:
https://doi.org/10.56798/RGC-09-2022-01Palavras-chave:
Economia Madeireira, Mudanças Institucionais, Impacto AmbientalResumo
Paragominas, no Pará, está no rol de municipios amazônicos que surgiram com o processo de conversão das áreas florestadas em áreas produtoras de commodities, mais especificamente, madeira, carne e grãos. Em anos recentes, essa dinâmica econômica passou a ser combatida tanto pelo Estado, quanto pelo mercado. O presente trabalho objetivou estudar a relação entre as intervenções governamentais no setor madeireiro de Paragominas a partir de uma abordagem institucionalista e com foco nas transformações no setor produtivo e no combate ao desmatamento. Para cumprir os objetivos foram realizadas entrevistas com sete empresas do setor madeireiro e o sindicado das serrarias do municipio. Os resultados apontam que as leis e o comando e controle serviram de restrições institucionais que de um lado forçaram a adaptação das empresas no novo enquadramento legal e de outro excluiram do mercado os empreendimentos que ficaram alheios a adequação e qualificação setorial.'
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Os Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Gestão do Conhecimento - RGC, que poderá veicular o trabalho nesta revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Os Autor(es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da RGC.
Os Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científicos apresentados ao Conselho Editorial da RGC.
Os Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores tem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.