Os efeitos da carga tributária regressiva na sociedade brasileira
DOI:
https://doi.org/10.56798/RGC-09-2022-02Palavras-chave:
Impostos Regressivos, Carga Tributária, Sociedade BrasileiraResumo
Levando em consideração a alta carga tributária no Brasil, o artigo tem como principal finalidade mostrar os efeitos causados à sociedade brasileira pelos impostos de caracteristica regressiva que impactam diretamente na população que em sua maioría se mantem com um salário mínimo, através da tributação sobre bens de consumo e serviços. São apresentados os tipos de impostos que compõem o grupo de tributos regressivos e progressivos, como eles são aplicados a população, como se posicionam se comparados a outros países, além de medidas que seriam capazes de promover uma mudança de cenário, que não são simples e práticas, mas que demandam suporte da legislação e iniciativas justas. Deste modo o artigo se torna relevante partindo do aspecto de que é necessário enxergar o quanto a alta carga tributária regressiva atrapalha o desenvolvimento do país e dos seus residentes, mas também o quanto é dificil encontrar soluções para esta situação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Os Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Gestão do Conhecimento - RGC, que poderá veicular o trabalho nesta revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Os Autor(es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da RGC.
Os Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científicos apresentados ao Conselho Editorial da RGC.
Os Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores tem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.