Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista Tropical Journal of Fisheries and Aquatic Sciences é uma publicação eletrônica com acesso e envio de artigos exclusivamente pela Internet (https://cepnor.ufra.edu.br). A Revista é uma publicação semestral da Universidade Federal Rural da Amazônia e do Centro de Pesquisa e Gestão dos Recursos Pesqueiros do Norte, e destina-se principalmente à publicação de artigos originais, e também publica notas científicas/técnicas e artigos de revisão, somente a convite da Equipe Editorial, nas seguintes seções: Aquicultura, Biologia Aquática, Biologia Pesqueira, Tecnologia do Pescado e da Pesca, Ecologia Aquática, Socioeconomia e Oceanografia e Limnologia, e áreas afins relacionadas com os Recursos Pesqueiros e às Ciências Aquáticas.

O envio de artigos para publicação implica que o trabalho não foi publicado anteriormente, que não está sendo apresentado para publicação em outra revista, e que não será publicado em outro lugar na mesma forma sem a autorização por escrito dos Editores.

Ao submeter um manuscrito, os autores aceitam que o copyright de seu artigo seja transferido para a revista, se e quando o artigo for aceito para publicação. Artigos, e ilustrações aceitos tornam-se propriedade da Revista.

Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados à patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes.

O autor correspondente deve colar um e-mail no arquivo "Word" de cada co-autor de concordância com o seguinte conteúdo: "Eu, ..., concordo com o conteúdo do trabalho intitulado "....." e com o manuscrito para a publicação na Revista. O número máximo de autores são 6 (seis). Não serão permitidas mudanças nos nomes de autores a posteriori.
Como fazer: Peça ao co-autor que lhe envie um e-mail de concordância encaminhe-o para o seu próprio e-mail (assim gerará os dados da mensagem original: assunto, data, de e para), marque todo o email e copie depois cole no arquivo "Word". Assim, teremos todas as cartas de concordâncias dos co-autores num mesmo arquivo. Coloque no sistema como documento suplementar.

O autor correspondente deverá ser professor/pesquisador/técnico com endereço fixo (residencial ou institucional). Não serão aceitos como autor correspondente estudantes (graduação ou pós-graduação) sem vínculo institucional.

Os trabalhos devem ser redigidos em português, espanhol ou inglês, na forma impessoal. Para ortografia em inglês, recomenda-se o Webster's Third New International Dictionary. Para ortografia em português adota-se o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras. Para ortografia em espanhol, recomenda-se Dicionario de La Lengua Española, da Real Academia Española Os trabalhos submetidos em inglês e espanhol deverão conter resumo em português.

Os artigos originais devem ser encaminhados completos e revistos. Deve ser redigida no espaço entre linhas 1,5 (exceto Tabelas e Figuras, que devem ser simples), fonte Times New Roman tamanho 12 e folha branca formato A4 (21,0 X 29,7 cm) com margens de três cm. Páginas numeradas sequencialmente em algarismos arábicos, não excedendo a 20, incluindo Tabelas e Figuras (inclusive para artigos de revisão), estas devem ser inseridas no texto, logo após à sua primeira citação. As páginas devem apresentar linhas numeradas (a numeração é feita da seguinte forma: menu arquivo/configurar página/layout/números de linha.../numerar linhas).

Citações no texto: no corpo do texto devem ser feitas da seguinte forma: com dois autores: Melo e Cintra (2010); até três autores cita-se: Melo, Cintra e Souza (2010). Quando existirem mais de três autores, utilizar a forma reduzida: Melo et al. (2010). As citações indiretas devem vir entre parênteses e separadas por ponto e vírgula, em ordem cronológica (MELO; CINTRA; SOUZA, 2010) até dois autores (MELO; CINTRA, 2010) ou quando for mais de três autores (MELO et al. 2010).

Tabela: As tabelas deverão ser numeradas com algarismos arábicos, sempre providos de um título claro e conciso e construídos de modo a serem autoexplicativos. Não usar linhas verticais. Linhas horizontais devem aparecer para separar o título do cabeçalho e este do conteúdo, além de uma ao final, na base da tabela. A tabela deve ser editada em arquivo Word (MICROSOFT WORD/TABELA/INSERIR TABELA). Cada valor deve ser digitado em células distintas, estando centralizado e alinhado. As tabelas devem ser dimensionadas da seguinte forma: largura de uma coluna (8 cm) ou de uma página (17 cm).

Figura: As figuras deverão ser preparadas, utilizando-se "Softwares" compatíveis com "Microsoft Windows" ("Excel", "Power Point", "Sigma Plot", etc.). As Figuras devem ser dimensionadas da seguinte forma: largura de uma coluna (8 cm) ou de uma página 17 cm. Para fotos e mapas coloridos utilizar resolução de 150 a 300 DPI. Não serão aceitas Figuras que repitam informações de Tabelas. Fotos coloridas, quando imprescindíveis, a critério da Equipe Editorial serão, também, aceitas. Não utilizar linha de borda na área de plotagem e nem na área do gráfico (Figura).

Nos gráficos, as designações das variáveis dos eixos X e Y devem ter iniciais maiúsculas, seguidas das unidades entre parênteses. Figuras não-originais devem conter, após o título, a fonte de onde foram extraídas.

Uso de unidades: Nos exemplos seguintes o formato correto é o que se encontra no lado direito da igualdade: 10 horas = 10 h; 32 minutos = 32 min; 5 l (litros) = 5 L; 45 ml = 45 mL; l/s = L s-1; 27oC = 27 oC; 0,14 m3/min/m = 0,14 m3 min-1 m-1; 100 g de peso/sedimento = 100 g de peso por crustáceo; g por indivíduo = g/indivíduo; 2 toneladas = 2 t; mm/dia = mm d-1; 2x3 = 2 x 3 (deve ser separado); 45,2 - 61,5 = 45,2-61,5 (deve ser junto). A % é unidade que deve estar junta ao número (45%). Quando no texto existirem valores numéricos seguidos, colocar a unidade somente no último valor (Ex.: 20 e 40 m; 56,0, 82,5 e 90,2%). Quando for pertinente, deixar os valores numéricos com no máximo duas casas decimais. As grandezas devem ser expressas no SI (Sistema Internacional) e a terminologia científica deve seguir as convenções internacionais de cada área em questão;
Todas as letras de uma sigla devem ser maiúsculas; já o nome por extenso de uma instituição deve ter maiúsculo apenas a primeira letra de cada nome.

TIPOS E ESTRUTURA DE PUBLICAÇÕES ACEITAS:

Artigos científicos: devem ser divididos nas seguintes seções: Título em português, Autoria, Resumo, Palavras-chave, Título em inglês, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão (ou a combinação destes), Conclusões, Agradecimentos (opcional) e Referências. Quando publicado em Inglês ou espanhol devem apresentar título, resumo e palavras-chave em português. Os títulos de cada seção devem ser numerados sequencialmente (à exceção do tópico referências). Não são aceitos subtítulos.
Artigos de revisão: devem conter: Título em português, Autoria, Resumo, Palavras-chave, Título em inglês, Abstract, Keywords, Introdução, Desenvolvimento, Considerações finais, Agradecimentos (opcional) e Referências. Os títulos de cada seção devem ser numerados sequencialmente (à exceção do tópico referências), digitados em negrito e justificados à esquerda. Pode conter subtítulos.
Notas Científicas/Técnicas: Deve ser compactas, com no máximo dez páginas. As normas de para elaboração são as mesmas do Artigo Científico, exceto nos seguintes casos: Resumo com 150 palavras, 10 páginas e 15 referências, no máximo. Quando a Nota for redigida em português deve conter um "Abstract" e quando redigida em inglês ou espanhol deve conter um "Resumo".
Título: Deve ser conciso e indicar o conteúdo do trabalho. Em português (negrito) e em inglês (itálico), digitados somente com a primeira letra da sentença em maiúscula e centralizados. Deve ser iniciado com palavras chaves e não com palavras como "efeito" ou "influência" ou avaliação. Não deve conter nome científico, exceto de espécies pouco conhecidas; neste caso, apresentar somente o nome binário. Não deve ultrapassar 15 palavras.

Autores: o nome dos autores deve ser escrito por completo: Israel Hidenburgo Aniceto Cintra. O nome dos autores deve ser removido do arquivo do manuscrito. Os nomes dos autores, Instituição e endereço devem ser colocados durante o cadastramento.
Resumo e Abstract: Devem conter no máximo 250 palavras cada, em um só parágrafo. Não repetir o título. Cada frase deve ser uma informação e não apresentar citações. Deve se iniciar com uma breve frase introdutória, que justifique o trabalho, seguido dos objetivos, o que foi feito e estudado, os resultados mais importantes e conclusões. Toda e qualquer sigla deve vir precedida da explicação por extenso.
Palavras-chave e Keywords: No mínimo três e máximo cinco, devem vir em ordem alfabética, separadas por vírgulas, sem ponto final, com informações que permitam a compreensão e a indexação do trabalho. Não são aceitas palavras-chave que já constem do título.
1 Introdução: Explanação de forma clara e objetiva do problema investigado, ou as hipóteses do trabalho, sua pertinência, relevância, citação de referências específicas, visando estabelecer relação com trabalhos publicados sobre o assunto. Ao final, os objetivos do trabalho, como último parágrafo. Não deve ultrapassar duas páginas.

2 Material e Métodos: Não são aceitos subtítulos. Devem apresentar sequencia lógica: descrição do local, do período de realização da pesquisa, delineamento experimental e tratamentos; os tratamentos e variáveis devem ser bem detalhados, porem evitando o uso de abreviações ou siglas; materiais e técnicas utilizadas; e análise estatística utilizada, bem como as transformações dos dados. Técnicas e procedimentos de rotina devem ser apenas referenciados. As informações devem ser suficientes à repetição do trabalho por outros pesquisadores.
3 Resultados e Discussão: Os resultados podem ser apresentados como um elemento do texto ou juntamente com a discussão. Interpretar os resultados do trabalho de forma consistente e evitar comparações desnecessárias, ou seja, as novas descobertas devem ser confrontadas com o conhecimento já obtido. Comparações, quando pertinentes, devem ser discutidas e feitas de forma a facilitar a compreensão do leitor. Todos os dados apresentados em tabelas ou figuras e, somente estes, devem ser discutidos, mas não devem ser repetidos no texto. Evitar o uso de nomes de variáveis e tratamentos abreviados.

4 Conclusões: As conclusões são obrigatórias e podem ser apresentadas ao final da discussão ou como item independente. Devem ser apresentadas em frases curtas, sem comentários adicionais, com o verbo no presente do indicativo. Não devem ser repetição dos resultados e devem responder aos objetivos expressos no artigo. Não podem consistir no resumo dos resultados. Devem apresentar as novas descobertas da pesquisa.

Desenvolvimento: Exclusivo para artigos de revisão. Deve ser escrita de forma crítica, apresentando a evolução do conhecimento, as lacunas existentes e o estado atual da arte com base no referencial teórico disponível na literatura coligida.
Agradecimentos: incluem instituições que de alguma forma possibilitaram a realização da pesquisa e/ou pessoas que colaboraram com o estudo, mas que não preencheram os critérios para serem co-autores.

Referências: Devem ser relacionadas em ordem alfabética pelo sobrenome e contemplar todas aquelas citadas no texto. Digitá-las em espaço simples, com alinhamento justificado. O recurso tipográfico utilizado para destacar o elemento título será itálico. O artigo deve ter no máximo 25 citações bibliográficas, sendo a maioria em periódicos recentes (últimos dez anos). São adotadas as normas ABNT-NBR-6023 - agosto de
2002, simplificadas conforme exemplos:

Livro:

CINTRA, I. H. A.; SILVA, K. C. A. Crustáceos da Costa Norte do Brasil. Belém: UFRA, 2012. 89 p.
Capítulo de livro

SILVA, K. C. A. Lagostas da Costa Norte do Brasil. In: CINTRA, I. H. A.; SILVA, K. C. A. (Eds.). Crustáceos da Costa Norte do Brasil. 1ª. ed. Belém: Editora da Universidade Federal Rural da Amazônia, 2012. p. 24-38.

Periódicos:

FAVARETO, L.R.; PERBICHE-NEVES, G.; SERAFIM-JR., M.. Selectivity of plankton nets over planktonic Copepoda in two sub-tropical estuaries. Acta Limnologica Brasiliensia, v.21, p.67-77, 2009.
Teses e Dissertações (deve ser evitada a citação):

SILVA, A. C. Caracterização Espaço-Temporal dos Ovos e Larvas de Peixes no Estuário do Rio Guajará-Mirim, Vigia-Pará. 75 f. 2012. Dissertação (Mestrado em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2012.
Trabalhos de congresso e outros eventos: Não utilizar citações de trabalhos de congressos e outros eventos.

Publicações eletrônicas:

SILVA, M. S.; SILVA, L. R. D.; SILVA, S. M.; SOBRINHO, R. S. D. Qualidade de jaca dura (Artocarpus heterophylus) minimamente processada armazenada em diferentes temperaturas. SENGE-PB, 2009. Disponível em: . Acesso: 5 maio 2010.
Legislação:

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 27, de 13 de janeiro de 1998. Aprova o Regulamento Técnico referente à Informação Nutricional Complementar (declarações relacionadas ao conteúdo de nutrientes), constantes do anexo desta Portaria. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jan. 1998.

Termos em latim:
Apresentar termos em latim em itálico, exceto o termo "et al."

Termos estrangeiros:
Manter destaque somente em termos específicos, que o autor ressaltou no manuscrito. Para palavras incorporadas em nosso idioma não aplicar destaque, por exemplo: marketing, e-mail, software, etc.

O manuscrito enviado pelo Editor ao autor correspondente para correções e/ou sugestões deve retornar à revista com as correções no prazo de 20 dias, sob pena de ser automaticamente cancelado. No envio pela segunda vez, o prazo passa para 15 dias. O não atendimento as solicitações dos avaliadores e editores sem justificativas também leva ao cancelamento automático do manuscrito.
Se o seu manuscrito for aceito para publicação, ele será enviado para a editora que poderá efetuar alterações de formatação e correções gramaticais para ajustá-lo ao padrão editorial e linguístico. Depois da composição, será enviada uma prova do manuscrito ao autor correspondente para revisão. O autor correspondente é responsável pela comunicação com os demais autores. Nesta fase, apenas os erros tipográficos e ortográficos podem ser corrigidos e nenhuma alteração de conteúdo poderá ser feita no manuscrito. O autor será obrigado a retornar a prova dentro de 72 horas para a editora.

O manuscrito submetido fora das normas da revista somente será reavaliado uma única vez.
Após a leitura das diretrizes para autor, se continuar com dúvidas, consulte os últimos artigos publicados pela revista.
O autor correspondente pode se comunicar com a Revista por meio do e-mail: btcc@ufra.edu.br.

Artigos Científicos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.