1215 Biologia Do Mapará, Hypophthalmus marginatus (Valenciennes, 1840), No Reservatório Da Usina Hidrelétrica De Tucuruí (Pará-Brasil)

Autores

  • Israel Hidenburgo Aniceto Cintra
  • Jossandra Carvalho da Rocha Pinheiro
  • Anastácio Afonso Juras
  • Rosália Furtado Cutrim Souza
  • Masayoshi Ogawa

Palavras-chave:

Mapará, relação peso total/comprimento total, reprodução, proporção sexual, Norte, Brasil

Resumo

O mapará, Hypophthalmus marginatus (Valenciennes, 1840), foi estudado na área do reservatório da Usina Hidrelétrica de Tucuruí a partir de 1.506 exemplares coletados nas localidades de Breu Branco, Caraipé, Funai, Maternal, Igarapé Altamira e Nova Ipixuna (Lourenção). O método de amostragem constou de pescarias experimentais com redes de emalhar, por trimestres do período de janeiro de 2001 a dezembro de 2005. Este estudo teve como objetivo realizar análises da relação peso total/comprimento total, proporção sexual, comprimento médio na 1º maturidade sexual de fêmeas e estimar o período de reprodução. A relação peso/comprimento apresentou tendência para isometria, sem diferenças estatisticamente significantes entre as equações estimadas para machos e fêmeas. A proporção sexual no período de estudo foi de 1,5f:1m, estatisticamente significante. Verificou-se
predominância das fêmeas, com significância estatística, em todos os trimestres, com exceção do 2º trimestre de 2002, mas sem significância estatística. Constatou-se a predominância de fêmeas na maioria das classes de comprimento total. O tamanho na primeira maturidade sexual de fêmeas foi estimado em 41 cm de comprimento total. Existem fêmeas maduras durante todo o ano, com picos no quarto e primeiro trimestres de cada ano, indicando que o período de desova ocorre na cheia, correspondendo aos meses de outubro a março.

Downloads

Publicado

11-03-2009