1233 Características Comportamentais Do Consumidor De Peixe No Mercado De Belém

Autores

  • Jucineide Alves Barbosa
  • Antônio Cordeiro de Santana
  • Ismael Matos da Silva
  • Marcel do Nascimento Botelho
  • José Maria H. Condurú Neto

Palavras-chave:

Peixe, consumidor, mercado, Belém

Resumo

O Estado do Pará é o maior produtor de pescado da Região Norte, respondendo
por cerca de 64% do total desembarcado na região. O objetivo do trabalho foi
analisar o comportamento do consumidor de peixe no mercado de Belém e
identificar os atributos que influenciam a compra de peixe, tais como: o tamanho
das famílias, renda do consumidor, freqüência de consumo, local de aquisição,
preço e qualidade do peixe, espécies mais consumidas e produto substituto. Foram
entrevistados, intencionalmente, 400 consumidores nos locais de venda de peixe.
Utilizaram-se como metodologia tabelas de freqüência e a regressão múltipla. Os
resultados mostraram que a cor foi o atributo que mais atraiu o consumidor. Cerca
de 30% dos entrevistados consomem peixe apenas uma vez por mês, 68%
compram o peixe nas feiras e 50% compram peixe inteiro. O tamanho de 51% das
famílias consumidoras de pescado é de 4 a 6 pessoas. As espécies mais
consumidas em Belém são: dourada, pescada branca e pescada amarela.

Downloads

Publicado

08-07-2013