Sobre a Revista

  1. Missão

Disseminar o conhecimento sobre gestão e administração a partir do conhecimento nas mais diversas áreas do saber.

 

  1. Público-alvo

É formado por pesquisadores da área de gestão e administração em todos os níveis acadêmicos e áreas do conhecimento.

 

  1. Escopo

Revista Gestão do Conhecimento - RGC publica resultados de pesquisas sobre gestão e administração em interação com as grades áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Linguística, Letras e Arte.

 

  1. Indexação

A Revista Gestão em Conhecimento/ Journal Management in Knowledge está indexada nas bases de dados Livre- Revistas de Livre Acesso, Diadorim, Cine Factor e Latindex.

 

  1. Processo de avaliação pelos pares

primeira etapa consiste no cadastro do autor principal neste periódico. A submissão deve completar os requisitos abaixo antes de prosseguir.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

segunda etapa consiste no encaminhamento dos arquivos para avaliação duplo-cego (double blind review). Esses poderão exigir modificações e adequações, na estrutura ou no conteúdo dos textos. O sistema double blind review é realizada pelos colaboradores ad hoc, sugeridos pelos Editores Científicos ou pela Equipe Editorial na ausência dos dois primeiros. Em caso de divergência entre os pareceres dos avaliadores sobre a publicação o arquivo será encaminhado a um terceiro parecerista que emitirá o parecer final.

A avaliação dos trabalhos levará em conta vários fatores, tais como: a coesão textual, lógica racional entre os argumentos apresentados, apresentação objetiva da problemática desenvolvida, diálogo com a literatura especializada, e finalmente, adequação do texto ao padrão culto da língua de forma que o conhecimento possa ser socializado e publicado.

Geralmente o tempo padrão para conclusão da avaliação dos trabalhos é de três meses, desde que o trabalho seja “aprovado para publicação” nas duas avaliações. Caso contrário o prazo pode se estender.

Para recrutamento dos avaliadores os princípios fundamentais são: titularidade e a especialização na área/tema. A lista dos pareceristas está na página “Equipe Editorial”.

 

  1. Diretrizes para Autores

Artigos, comunicações ou resumos de eventos (convocados pela revista) podem ser submetidos à publicação. Os artigos devem conter de 5 a 25 páginas, comunicações de 05 a 10 páginas. Cada artigo publicado pode conter até 8 (oito) autores com submissão e publicação gratuita. Os resumos científicos obedecerão às regras do estabelecidas pela organização do evento em consonância com o corpo editorial da revista. Mais detalhes sobre Diretrizes podem ser baixados aqui.

 

  1. Critérios de Formatação

A formatação segue as normas da ABNT: NBR 14724. Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação; ABNT NBR 6023. Informação e documentação - Referências - Elaboração, ABNT NBR 10520. Informação e documentação - Citações em documentos – Apresentação. Os resumos para artigo deverão ter de 100 a 250 palavras e as comunicações de 50 a 100 palavras. Todos os resumos devem ser disponibilizados em língua inglesa, mesmo em artigos publicados em língua espanhola.

 

  1. Periodicidade

RGC tem publicação semestral, ou seja, dois volumes anuais. Além de parcerias com eventos científicos de grande relevância para publicações fast track.

 

  1. Plágio

Antes de submeter um trabalho, recomenda-se a observação da declaração do COPE sobre ética e boas práticas para organização e escrita do trabalho. Para tanto, favor consultar o site http://publicationethics.org/. Esta revista observa e não aceita a publicação de: dados fabricados, dados falsificados, publicação redundante ou duplicada, plágio, conflitos de autoria ou interesse, autores ‘fantasmas’, autores encobertos ou autores e/ ou coautores que não contribuíram com o trabalho.

Este periódico utilizado o programa PLAGIUS PROFESSIONAL ® para detecção de plágio. Caso seja detectado plágio no manuscrito, o mesmo será rejeitado e os autores serão informados.

  1. Princípios de transparência e boas práticas de publicações

Certifique-se de que leu os Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas, pois este periódico atende as recomendações do COPE (https://publicationethics.org).

 

  1. Idioma

A Revista Gestão em Conhecimento – RGC / Journal Management in Knowledge aceita a submissão de artigos na língua portuguesa, inglesa e espanhola. Ressaltamos que têm prioridade de publicação, os artigos em língua portuguesa.

 

  1. Política de acesso livre

A Revista Gestão em Conhecimento – RGC / Journal Management in Knowledge oferece acesso livre e gratuito de todo conteúdo de suas publicações científicas, proporcionando democratização no acesso ao conhecimento científico.

Todo o conteúdo da Revista Gestão em Conhecimento – RGC / Journal Management in Knowledge estará licenciado sob uma Licença Creative Commons, do tipo CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, permitindo aos autores e leitores distribuírem, adaptarem e criarem a partir do artigo publicado na RCA/AJAES, não esquecendo de citar as devidas fontes.

Para acessar, basta clicar em CADASTRO, registrar sua senha e fornecer seu nome e e-mail.

 

  1. Declaração de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

  1. Nota de direitos autorais
  • Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

 

  • Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

 

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

 

  • Os Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Gestão do Conhecimento - RGC, que poderá veicular o trabalho nesta revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.

 

  • Os Autor(es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da RGC.

 

  • Os Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científicos apresentados ao Conselho Editorial da RGC.

 

  • Os Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

  • Os Autores tem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

  1. Arquivamento


Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

  1. Copyrights e Permissões

A revista permite que o autor (s) mantenha os direitos autorais sem restrições. 

 

  1. Conflito de interesse

Caso haja, os autores devem informar, incluindo interesses políticos e/ ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes. Se não houver, declarar por escrito: “os autores declaram não haver conflito de interesse” no trabalho.

 

  1. Fontes de apoio da RGC

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

 

  1. Dúvidas de como submeter?

Em caso de dúvidas, após a leitura destas “Diretrizes para Autores”, recomenda-se a consulta ao mais recente número publicado pela Revista. Os autores podem ainda comunicar-se pelo e-mail  gestaodoconhecimento@ufra.edu.br.

 

Saudações!

 

Equipe RGC

ISSN 2594-9020