Edições anteriores

  • Revista Gestão em Conhecimento
    v. 8 n. 8 (2021)

    Aos leitores,

     

    A presente edição é fruto da participação de docentes, discentes de graduação e/ou pós-graduação e pesquisadores na área da educação que contribuíram com seus valiosos estudos, em formato de ensaio, sobre temas que permeiam a formação de professores, o trabalho docente e didática. Foram submetidos à análise e selecionados pela comissão científica do I Simpósio de Formação de professores: pela escola pública, democrática e libertária, coordenado pelo professor Jefferson Cardoso da UFRA Campus Tomé-Açu/PA, com a contribuição da pesquisadora associada, professora Danuza Leão do Instituto Mamirauá - IDSM - Amazonas e Raira Marinho do SESC-Ananindeua/PA, ocorrido em junho de 2021.

    Assim, os ensaios compõe duas edições especiais da Revista Gestão em Conhecimento, cada uma com dez pesquisas que se inter-relacionam. O evento contou com palestras dos professores: Marcelo Spitzner da UFRA; Ana Nery da SEMED-Benevides; Lanna Araújo da EAUFPA; Rafael Pazeto da UFMS; Geldes Castro da SEMEC-Belém; Maria do Rosário Aviz e Christianne Souza da UFPA, os quais agradecemos carinhosamente nessas breves linhas, pelo momento de troca de saberes, aprendizados e vivências que nos fazem acreditar na educação pública de nosso país.

    Um abraço especial a equipe editorial da Revista Gestão em Conhecimento.

    Desejamos aos leitores, boas reflexões.

     

    Fraternalmente,

    Jefferson Luis da Silva Cardoso

    Professor da UFRA Campus Tomé-Açu/PA.

  • Revista Gestão em Conhecimento
    v. 7 n. 7 (2021)

    A Revista Gestão em Conhecimento vem apresentar ao leitor sua sétima edição, elaborada em parceria com o Editor de Seção Convidado Jefferson Luis da Silva Cardoso, que deixa uma mensagem aos leitores: 

    Aos leitores,

    A presente edição é fruto da participação de docentes, discentes de graduação e/ou pós-graduação e pesquisadores na área da educação que contribuíram com seus valiosos estudos, em formato de ensaio, sobre temas que permeiam a formação de professores, o trabalho docente e didática. Foram submetidos à análise e selecionados pela comissão científica do I Simpósio de Formação de professores: pela escola pública, democrática e libertária, coordenado pelo professor Jefferson Cardoso da UFRA Campus Tomé-Açu/PA, com a contribuição da pesquisadora associada, professora Danuza Leão do Instituto Mamirauá - IDSM - Amazonas e Raira Marinho do SESC-Ananindeua/PA, ocorrido em junho de 2021.

    Assim, os ensaios compõe duas edições especiais da Revista Gestão em Conhecimento, cada uma com dez pesquisas que se inter-relacionam. O evento contou com palestras dos professores: Marcelo Spitzner da UFRA; Ana Nery da SEMED-Benevides; Lanna Araújo da EAUFPA; Rafael Pazeto da UFMS; Geldes Castro da SEMEC-Belém; Maria do Rosário Aviz e Christianne Souza da UFPA, os quais agradecemos carinhosamente nessas breves linhas, pelo momento de troca de saberes, aprendizados e vivências que nos fazem acreditar na educação pública de nosso país.

    Um abraço especial a equipe editorial da Revista Gestão em Conhecimento.

    Desejamos aos leitores, boas reflexões.

     

    Fraternalmente,

    Jefferson Luis da Silva Cardoso

    Professor da UFRA Campus Tomé-Açu/PA.

  • Revista Gestão em Conhecimento
    v. 6 n. 6 (2020)

    A Revista Gestão em Conhecimento vem apresentar ao leitor sua sexta edição, composta por seis artigos de diversos pesquisadores da área de ciências humanas e sociais aplicadas. A proposta desta edição é discutir temas ligados a gestão, empreendedorismo e meio ambiente na Amazônia.

    Boa leitura a todos!

  • Revista Gestão em Conhecimento
    v. 5 n. 5 (2020)

    A Revista Gestão em Conhecimento vem apresentar ao leitor sua quinta edição, composta por  onze artigos de diversos pesquisadores da área de ciências humanas e sociais aplicadas. A proposta desta edição é discutir temas ligados a gestão, empreendedorismo e meio ambiente na Amazônia.

    Boa leitura a todos!

  • Revista Gestão em Conhecimento
    v. 4 n. 4 (2019)

    A Revista Gestão em Conhecimento vem apresentar ao público sua quarta edição, composta por quatro artigos de diversos pesquisadores da área de ciências humanas e sociais aplicadas. A proposta desta edição é elevar discussões no âmbito da logística e empreendimento da região amazônica. Os artigos apresentados possuem discussões em diversos temas como: sustentabilidade, questões ambientais, comportamento do consumidor, gestão democrática, entre outras temáticas.

    Boa Leitura a todos!

  • Revista Gestão em Conhecimento
    v. 3 n. 3 (2019)

    A Revista Gestão em Conhecimento vem apresentar ao leitor sua terceira edição, composta por cinco artigos de diversos pesquisadores da área de ciências humanas e sociais aplicadas. A proposta desta edição é elevar discussões do paradoxo entre desemprego, e oportunidades de emprego, empregabilidade vinculados ao empreendedorismo na Amazônia.Os artigos apresentados possuem discussões em diversos temas como: análise de custos em microempresas, desemprego x emprego, logística e empreendedorismo.

    Boa leitura a todos!

  • Revista Gestão em Conhecimento
    v. 2 n. 2 (2018)

    A Revista Gestão em Conhecimento vem apresentar ao leitor sua segunda edição, composta por doze artigos de diversos pesquisadores da área de ciências humanas e sociais aplicadas. A proposta desta edição é elevar discussões no âmbito da sustentabilidade empresarial como ponto principal a gestão e o “trabalho” na Amazônia Oriental.Os artigos apresentados possuem discussões em diversos temas como: migração e trabalho na Amazônia, gestão democrática, sustentabilidade, comportamento do consumidor, questões ambientais entre outros.Pensando nessa proposta, levou-se em consideração, que a sociedade contemporânea brasileira, coloca cada vez mais desafios paradoxais, dos quais deve-se pensar de forma holística e agir localmente. Essa é a grande questão que perpetua em todos os artigos da segunda edição da revista.

    Boa leitura a todos!

  • Revista Gestão em Conhecimento
    v. 1 n. 1 (2018)

    A Revista Gestão em conhecimento vem apresentar ao público leitor sua primeira edição, composta de oito artigos de docentes e discentes da área de Administração e Ciências Contábeis. A revista é oficial dos cursos de Administração e Contabilidade da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), campus Tome-Açu. A proposta do periódico é realizar discussões no âmbito acadêmico entre as Ciências Sociais Aplicadas, com objetivo de possibilitar a alunos e professores construir um espaço de publicações e reflexões acadêmicas, além de ser também um locus virtual de consulta e pesquisas. Em virtude da Amazônia Oriental viver na atualidade um ambiente de mudanças acadêmicas, principalmente depois da chegada dos cursos de graduação nas cidades do interior do estado do Pará, percebeu-se que havia necessidade em apresentar a comunidade em geral as pesquisas realizadas pelos grupos de estudos das instituições de ensino superior. Logo, a revista Gestão em conhecimento surgiu com o propósito de preencher lacunas do passado. Sendo assim, nossa primeira edição trará artigos que analisam e interpretam as mudanças ocorridas e aquelas que irão ocorrer ao longo do tempo na área das ciências sociais aplicadas à sociedade. Neste sentido, a comunidade “ufraniana” comemora este momento como um novo tempo, pois demonstra que no seu corpo docente existem professores/pesquisadores (juntamente com seus orientados de pesquisa) preocupados em colocar à público suas pesquisas. Estes resultados refletem uma IES que se importa em apresentar à sociedade profissionais de qualidade que possam desenvolver conhecimentos técnicos e acadêmicos com competência e habilidade.

    Boa leitura a todos!