Previsão de demanda em uma empresa de posto de combustível.

Autores

  • Darlana Conceição Silva
  • Fernanda Natsuko Naka
  • Isamere Lara Batista Silva
  • Halinny Bonjardim Fernandes
  • Marcelly Caldas Sampaio
  • Rayra Brandão

DOI:

https://doi.org/10.56798/RGC-01-2018-04

Palavras-chave:

Previsão de demanda, Planejamento e controle de estoque, Gestão de materiais.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar o produto classe A em uma empresa de posto de combustível, localizada no município de Tomé Açu, PA, através da classificação ABC e testar modelos de previsão de demanda. Foram coletados 24 meses de dados de vendas mensais do produto Gasolina Comum, o qual concentra maior porcentagem com 58% no faturamento da empresa. Através dos cálculos realizados, o melhor modelo de previsão de demanda é o da média móvel exponencial, possuindo o menor Desvio Médio Absoluto (MAD) de todos os erros de previsão com α=0,9.

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Publicado

2018-06-02

Edição

Seção

Revista Gestão em Conhecimento