Empreendedorismo na Amazônia: a utilização de produtos naturais na fabricação de cosméticos.

Autores

  • Rodrigo Fraga Garvão
  • Juliana Souza Farias

DOI:

https://doi.org/10.56798/RGC-04-2019-04

Palavras-chave:

Gestão empresarial, Ferramentas de gestão, Sustentabilidade, Nichos de mercado

Resumo

A Amazônia é reconhecidamente a área com maior potencial ecológico do planeta, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Investidores nacionais e internacionais,veem aqui um grande potencial de crescimento econômico, pautado na inovação da utilização de recursos naturais nos seguimentos de cosméticos e farmacêuticos. Na atualidade o empreendedorismo está em foco, principalmente por serem os empreendedores responsáveis pela quebra de barreiras econômicas e culturais frente a globalização. Atecnologia da informação é um grande aliado no gerenciamento das empresas atualmente, no entanto, Filho (2010),destaca que as dificuldades das micro e pequenas empresas estão correlacionadas a falta de direcionamento para a utilização dessa nova tecnologia. Em 2007 as vendas de produtos orgânicos ou naturais atingiram um total de U$ 7 bilhões. Em 2008 o Brasil tornou-se o terceiro país mais influente no mercado mundial de cosméticos, e o maior exportador de matéria prima do mundo. A presente pesquisa é de origem bibliográfica, pois foi realizada através de consultas de materiais disponíveis, com o objetivo de identificar as oportunidades de mercado para os produtos de origem natural. Observou-se que os investimentos em produtos naturais são uma tendência crescente de mercado que proporciona muitas possibilidades de empreendimentos na Amazônia. A pesquisa é relevantemente significativa, por tratar-se não só de uma análise de mercado potencial, mas também de impulsionar o crescimento das empresas que exploram recursos naturais.

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Publicado

2019-07-31

Edição

Seção

Revista Gestão em Conhecimento