Apoio ao processo de tomada de decisão utilizando o método ahp: seleção de fornecedor em um supermercado

Autores

  • Cezar dos Santos Belo
  • Tyago Benjamim da Silva
  • Warleson Ribeiro
  • Elder Espindola Lacerda
  • Rayra Brandão

DOI:

https://doi.org/10.56798/RGC-05-2021-03

Palavras-chave:

Tomada de Decisão, Análise Hierárquica, Seleção de Fornecedores

Resumo

O contínuo crescimento na competitividade apresentada pelo mercado atual, potencializou a busca pela tomada de decisão de forma mais assertiva. Dessa forma, o objetivo do estudo foi expor a aplicabilidade do Método da Análise Hierárquica (AHP) em um supermercado no distrito de Quatro Bocas, município de Tomé-Açu/PA, com o intuito de identificar o mais adequado e que atenda às necessidades da empresa, tendo como parâmetro critérios de maior relevância no processo de seleção da organização segundo o decisor. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, efetivado mediante um levantamento bibliográfico, posteriormente, realizou-se entrevistas com o gestor da organização a fim de definir a problemática organizacional para escolha de fornecedores e realizar a coleta dos dados necessários para a efetivação do estudo. Os resultados evidenciaram que o fornecedor 1 foi o que apresentou melhor performance dentre os critérios priorizados pela organização, obtendo 73% do valor total. Sendo assim a presente pesquisa evidenciou a efetividade do método AHP como ferramenta de auxílio ao gestor no processo de tomada de decisão, contribuindo para o processo decisório de forma mais estruturada e assertiva.

Downloads

Publicado

2021-02-14

Edição

Seção

Revista Gestão em Conhecimento