Apoio ao processo de tomada de decisão utilizando o método ahp: seleção de fornecedor em um supermercado
DOI:
https://doi.org/10.56798/RGC-05-2021-03Palavras-chave:
Tomada de Decisão, Análise Hierárquica, Seleção de FornecedoresResumo
O contínuo crescimento na competitividade apresentada pelo mercado atual, potencializou a busca pela tomada de decisão de forma mais assertiva. Dessa forma, o objetivo do estudo foi expor a aplicabilidade do Método da Análise Hierárquica (AHP) em um supermercado no distrito de Quatro Bocas, município de Tomé-Açu/PA, com o intuito de identificar o mais adequado e que atenda às necessidades da empresa, tendo como parâmetro critérios de maior relevância no processo de seleção da organização segundo o decisor. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, efetivado mediante um levantamento bibliográfico, posteriormente, realizou-se entrevistas com o gestor da organização a fim de definir a problemática organizacional para escolha de fornecedores e realizar a coleta dos dados necessários para a efetivação do estudo. Os resultados evidenciaram que o fornecedor 1 foi o que apresentou melhor performance dentre os critérios priorizados pela organização, obtendo 73% do valor total. Sendo assim a presente pesquisa evidenciou a efetividade do método AHP como ferramenta de auxílio ao gestor no processo de tomada de decisão, contribuindo para o processo decisório de forma mais estruturada e assertiva.
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