Uma breve reflexão sobre desvios fonológicos, morfológicos e sintáticos na escrita dos alunos do 6° e 7° ano do ensino fundamental.

Autores

  • Maria Sebastiana da Silva Costa
  • Oclicia Sales Barros

DOI:

https://doi.org/10.56798/RGC-06-2021-04

Palavras-chave:

Desvios Ortográficos, Variação, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar os desvios ortográficos de cunho fonológico, morfológico e sintático, em redações escritas por alunos das turmas do 6° e 7° ano da Escola Municipal Santinho Cóhen, localizada na vila de Carapajó, distrito do municipio de Cametá, bem como contribuir para a conscientização dos professores do ensino básico, a fim de que estes notem que tais "erros" devem ser percebidos no sentido de se buscar saná-los. O trabalho foi feito, a partir da análise de desvios ortográficos encontrados em 40 redações dos alunos das referidas séries, o qual abrangeu-se na busca de verificar o porqué da ocorrência desses "erros". O embasamento bibliográfico está pautado em autores como Bagno (2009), Bortoni-Ricardo (2004), Mattos e Silva (2004) e Simões (2006).

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Publicado

2021-11-26

Edição

Seção

Revista Gestão em Conhecimento