O uso das multimídias como prática pedagógica:

estudo de caso em Castanhal/PA

Autores

  • Christian Douglas Oliveira Araújo
  • Jefferson Luis da Silva Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.56798/RGC-07-2021-03

Palavras-chave:

Programa Multimídia, Educação, Tecnologia, Ensino-aprendizagem

Resumo

A escola que antes era tida como impenetrável às transformações sociais marcadas pelos avanços tecnológicos e cientificos, hoje cria oportunidades importantes para formação desse novo cidadão, contudo, há restrições com a sua inserção e seu uso que toma um retrocesso ao invés de avançar e melhorar exponencialmente a qualidade da educação e o ensino-aprendizagem em um século marcado pelos avanços tecnológicos. Dessa maneira, essa investigação de cunho qualitativo, influenciada pela utilização de dados quantitativos, de acordo com Oliveira (2014), e partiu de pesquisa bibliográfica sobre a ótica de Moresi (2003), com o objetivo geral analisar em que termos professores da Educação Básica do municipio de Castanhal concebem a utilização de multimídias tecnológicas em suas aulas. Além disso, procuramos identificar quais os principais tipos de multimídias tecnológicas mais utilizadas pelos professores participantes dessa investigação, bem como verificar se a formação inicial dos mesmos contribuiu em algum aspecto para a utilização, ou não, de multimídias tecnológicas em suas aulas. Ressaltamos também a relevância de compreender como as tecnologias multimidias chegaram ao Brasil, influenciadas pelo advento tecnológico de países como Estados Unidos e França. Nessa perspectiva, destacamos as dificuldades e as vantagens destacadas pelos docentes na tentativa de utilizar essas ferramentas em suas aulas, além da influència do Estado para que isso se torne uma realidade na maioria das escolas brasileiras, considerando que grande parte dos estudantes, habitualmente, estão imersos em tecnologias em seu cotidiano, e esse fator pode se tornar promissor, se bem planejado no ambiente escolar, podendo influenciar significativamente no processo de ensino-aprendizagem. Em suma, acreditamos que a disponibilidade de cursos de formação continuada, bem como o investimento em setores educacionais poderiam suprir, em alguns aspectos, as principais dificuldades apontadas pelos professores entrevistados, relatados nessa investigação.

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Publicado

2021-11-26

Edição

Seção

Revista Gestão em Conhecimento