A juvenilização da eja no ensino médio público fluminense.
DOI:
https://doi.org/10.56798/RGC-07-2021-05Palavras-chave:
EJA, Juvenilização, Ensino médio, Rio de JaneiroResumo
Este estudo buscou analisar a juvenilização da EJA no ensino médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro face à política de avaliação da aprendizagem implementado junto ao IDEB. O problema surgiu a partir da elevação da taxa de matriculas de sujeitos jovens na referida modalidade. Objetivou-se compreender o fenômeno da juvenilização para além do que se mostra no aparente. Como referencial teórico optou-se por autores que analisam a EJA como educação da classe trabalhadora inscrita nos marcos do direito humano universal. Conclui-se que a juvenilização da EJA no ensino médio público fluminense reflete uma das múltiplas determinações da politica pública de aferição da qualidade em larga escala que remete às diretrizes impostas pelos organismos internacionais gerencialistas da educação refletindo na exclusão dos jovens da escola regular e reorganizando a identidade da EJA.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Os Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Gestão do Conhecimento - RGC, que poderá veicular o trabalho nesta revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Os Autor(es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da RGC.
Os Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científicos apresentados ao Conselho Editorial da RGC.
Os Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores tem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.