A juvenilização da eja no ensino médio público fluminense.

Autores

  • Marcos Vinícius Reis Fernandes
  • Márcia Soares de Alvarenga

DOI:

https://doi.org/10.56798/RGC-07-2021-05

Palavras-chave:

EJA, Juvenilização, Ensino médio, Rio de Janeiro

Resumo

Este estudo buscou analisar a juvenilização da EJA no ensino médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro face à política de avaliação da aprendizagem implementado junto ao IDEB. O problema surgiu a partir da elevação da taxa de matriculas de sujeitos jovens na referida modalidade. Objetivou-se compreender o fenômeno da juvenilização para além do que se mostra no aparente. Como referencial teórico optou-se por autores que analisam a EJA como educação da classe trabalhadora inscrita nos marcos do direito humano universal. Conclui-se que a juvenilização da EJA no ensino médio público fluminense reflete uma das múltiplas determinações da politica pública de aferição da qualidade em larga escala que remete às diretrizes impostas pelos organismos internacionais gerencialistas da educação refletindo na exclusão dos jovens da escola regular e reorganizando a identidade da EJA.

Downloads

Publicado

2021-11-26

Edição

Seção

Revista Gestão em Conhecimento