O ensino dos adjetivos por meio do gênero textual charge

Autores

  • Andréia Souza de Oliveira
  • Maria Jaqueline Silva
  • Thaís Fernandes Amorim

DOI:

https://doi.org/10.56798/RGC-07-2021-08

Palavras-chave:

Adjetivo, Charge, Gênero Textual, Discurso

Resumo

Esse trabalho busca (re)pensar o ensino das classes de palavras, em especial dos "Adjetivos", por meio do gênero textual Charge, no 6° ano do Ensino Fundamental, considerando que os gêneros textuais servem para ordenar as atividades comunicativas dos sujeitos. As propostas teoricas metodológicas utilizadas para a realização do trabalho foram Schneuwly & Dolz (2004), Marcuschi (2002) e Bakhtin (2003), que orientam a organização dos gêneros nos diversos contextos que surgem, de acordo com as necessidades socioculturais e comunicativas dos falantes, tais como, por exemplo, o de comunicar-se por meio de gêneros multimodais frente ao avanço tecnológico atual. O trabalho apontou que é necessário o uso de géneros textuais no ensino da lingua portuguesa (dada esta nova ordem comunicativa) e mais especificamente para o ensino da gramática, pois a partir desses textos os alunos compreendem a importância desses no contexto social.

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Publicado

2021-11-26

Edição

Seção

Revista Gestão em Conhecimento