Gramática e variação linguística no ensino de lingua portuguesa:
uma breve reflexão
DOI:
https://doi.org/10.56798/RGC-07-2021-09Palavras-chave:
Gramática, Variação Linguística, Língua PortuguesaResumo
A presente pesquisa surgiu a partir da disciplina Linguistica e Ensino de Gramática, do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Linguagem, Cultura e Formação Docente, UFRA-Tomé-Açu. Esse ensaio versa sobre a Gramática e Variação Linguistica no Ensino de Lingua Portuguesa: uma breve reflexão. Traz como problema motivador: de que maneira os professores de Lingua Portuguesa abordam o ensino de gramática uma vez que as práticas em sala de aula ainda apresentam resquícios deixados pela gramática normativa, sem levar em consideração as variações linguisticas? Tem por objetivo refletir sobre o ensino de gramática e variação linguistica na disciplina de língua portuguesa. Para tal reflexão, o trabalho debruça-se no que tange ao ensino de gramática, principalmente em Silva (2012), Kleiman e Sepulveda (2012). A respeito da variação linguística, elegemos como suporte teórico, Reis, Machado e Barbosa (2011), Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004) e Brasil (2017). Os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa foram histórico-bibliográficos, para situarmos o ensino de gramática e variação linguistica na disciplina de lingua portuguesa ao longo do tempo. Os resultados prévios apontam para uma relação entre o ensino da língua portuguesa em uma perspectiva normativa e os anseios pertinentes a novas metodologias que contemplem o ensino da variação linguística em sala de aula. As discussões abordadas neste trabalho são relevantes, pois refletem sobre o ensino de lingua portuguesa de modo que é relevante estudar gramática para compreender o funcionamento da lingua e os fenômenos da variação e da mudança linguistica. Portanto, a pesquisa pretende evidenciar a dualidade entre o ensino de gramática e variação linguistica na disciplina de lingua portuguesa na contemporaneidade.
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