As artes plásticas no cotidiano escolar evidenciam práticas significativas de diversidade e cidadania

Autores

  • Joana d'Are Araújo Silva

DOI:

https://doi.org/10.56798/RGC-07-2021-10

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Arte-educação, Ensino Religioso

Resumo

O modo como a escola tem conduzido às práticas de produção do desenho do educando, privando-os da espontaneidade e buscando um produto final descontextualizado, em razão de modelos prontos e sem compreensão por parte dos educandos, tem sido objeto de estudo de vários estudiosos. O presente trabalho, elaborado para concluir os estudos do curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas com foco em Raça e Gênero/UFOP/MG, traz uma análise das obras dos artistas plásticos Carybé e Debret à luz dos possíveis caminhos exploratórios quando de sua utilização no dia-dia escolar numa perspectiva de formação que visa prioritariamente à construção da cidadania e respeito às diversidades. Escolheu se como base o componente curricular de Ensino Religioso-ER e seu papel social. Priorizou-se o método de revisão bibliográfica e afim obter mais clareza para seguir três recortes temáticos: o primeiro expõe interpretação da narrativa dos artistas, buscando compreender suas contribuições de maneira isolada e conjunta, no segundo concretize-se uma reflexão sobre os aspectos históricos, metodológicos e político sociais que tornam tais construções artisticas importantes instrumentos no diálogo da educação e, por fim, definir-se-á os principais aspectos te tal diálogo que efetiva as ações pretendidas. Dentro desta visão, a pesquisa se propõe à discussão sobre a relevância do desenho no desenvolvimento intelectual do educando, no sentido intencional do educador para instigar a criatividade, como uma atividade prazerosa no processo educacional. Referencias que são importantes e necessárias para que o educador invista constantemente na formação continuada agregada a conhecimentos variados. Dialogo e pesquisas que não tem a pretensão de encerrar as discussões, mas contribuir para ações educativas que valorizem todas as formas de inclusão social.

Downloads

Publicado

2021-11-26

Edição

Seção

Revista Gestão em Conhecimento