FOGO NO PARQUINHO PARA MOVIMENTAR O JOGO
RECORTE DE UM ESTUDO FRASEOLÓGICO A PARTIR DO BIG BROTHER BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.56798/RGC-11-2023-11Palavras-chave:
Fraseologia, Glossário, Big Brother BrasilResumo
Este artigo, recorte do Trabalho de Conclusão de Curso (PINHO; BRAGA, 2023), tem como objetivo geral apresentar uma síntese da descrição fraseológica realizada na pesquisa de base ora mencionada, que produziu um glossário com 35 fraseologismos integrantes de sua nomenclatura. Por estar situado no campo do léxico em contexto digital, especialmente no domínio da Fraseologia, o presente trabalho se pauta, sobretudo, na perspectiva fraseológica francesa a partir de Mejri (1997; 2012) e nas contribuições de Monteiro-Plantin (2011), nas reflexões de Biderman (2005) e Villalva (2014) sobre o léxico e nos trabalhos de Lévy (1999) e Recuero (2009) a respeito dos conceitos de cibercultura e redes sociais. A pesquisa de TCC, de caráter exploratório e descritivo (GIL, 2017), constituiu uma amostra de textos extraídos da rede social Twitter, referentes às edições de 2020, 2021 e 2022 do Big Brother Brasil, e de matérias do programa disponíveis na plataforma de entretenimento da rede Globo, o Gshow. Os resultados principais dão conta de 35 fraseologismos que compõem os verbetes da proposta de glossário produzida e demonstram predominância de sintagmas nominais como: jogo da discórdia, prova do líder, prova do anjo, além de outras unidades em processo de fixidez em função do uso repetido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Gestão em Conhecimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Os Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Gestão do Conhecimento - RGC, que poderá veicular o trabalho nesta revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Os Autor(es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da RGC.
Os Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científicos apresentados ao Conselho Editorial da RGC.
Os Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores tem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.