PRÁTICA DOCENTE FRENTE AO FENÔMENO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DIRECIONADA ÀS MÚLTIPLAS ÁREAS DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.56798/RGC-11-2023-10Palavras-chave:
Sociolinguística Educacional, Variação Linguística, Preconceito LinguísticoResumo
O presente trabalho aborda a relevância dos estudos sociolinguísticos no ambiente educacional.
O mesmo teve como objetivo analisar o grau de conhecimento de professores de áreas distintas
de Língua Portuguesa sobre a variação linguística. A pesquisa teve como embasamento teórico
os pressupostos de Bagno (2017), Bortoni-Ricardo (2004), Fiorin (2018), entre outros. Como
método foi utilizada a pesquisa bibliográfica juntamente com a pesquisa de campo de cunho
qualitativa Lakatos e Marconi (2002; 2003). Para a realização da coleta de dados, aplicou-se
um questionário elaborado na plataforma do Formulários Google, o qual contou com nove
perguntas destinadas a professores de múltiplas áreas de ensino. Como resultado, pode-se
verificar que os informantes têm conhecimento sobre a Sociolinguística, porém esse
conhecimento é um pouco limitado, percebendo com isso o quão importante é ter na grade
curricular dos cursos voltados para área da educação o ensino da sociolinguística.
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