As tecnologias da informação e comunicação utilizadas nas instituições de ensino básico brasileiras durante o ensino remoto emergencial na pandemia do Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.56798/RGC-10-2022-01Palavras-chave:
Ensino remoto emergencial, Covid-19, Tecnologias de informação e comunicaçãoResumo
O território brasileiro é marcado em sua estrutura por desigualdades sociais que refletem nas condições de acessibilidade e educação para manuseio e apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) utilizadas com fins educacionais. Neste cenário, desenvolvemos este estudo com o objetivo principal de apresentar as tecnologias da informação e comunicação (TICs) utilizadas durante o ensino remoto emergencial no Brasil em instituições de ensino básico, no período de 2020 a 2022. A metodologia adotada foi a revisão integrativa de leitura com buscas nas bases SciELO e Google Scholar no período de 2020 a 2022. A revisão integrativa seguiu seis passos: o estabelecimento da hipótese ou questão de pesquisa; a amostragem ou busca na literatura; a categorização dos resultados; a avaliação dos estudos incluídos na revisão; a interpretação dos resultados; e a síntese do conhecimento ou apresentação da revisão. Foram selecionados 18 artigos. Os recursos educacionais digitais mais utilizados durantes as aulas remotas foram: arquivos ou documentos em Portable Document Format (PDF), áudios, aulas ministradas ao vivo (síncrona) e/ou gravadas para utilização assíncrona, aplicativos e vídeos e vídeo aulas. E as principais plataformas usadas na realização de aulas remotas foram os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), as redes sociais e os softwares de web conferência. Esses recursos em conjunto com a Internet e com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação foram vitais para a realização das aulas remotas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Gestão em Conhecimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Os Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Gestão do Conhecimento - RGC, que poderá veicular o trabalho nesta revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Os Autor(es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da RGC.
Os Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científicos apresentados ao Conselho Editorial da RGC.
Os Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores tem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.