MATERIAL DIDÁTICO E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA:
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES INICIANTES
DOI:
https://doi.org/10.56798/RGC-11-2023-01Palavras-chave:
Ensino de Língua Portuguesa, Material Didático, Lúdico na EducaçãoResumo
O estudo em questão tem como tema o uso do material didático no ensino de Língua Portuguesa. Parte do problema: como licenciados recém-formados em Letras, percebem o uso do material didático como ferramenta de otimização da aprendizagem da Língua Portuguesa? Tem como objetivo geral analisar a percepção de professores recém formados em Letras quanto ao uso do material didático em suas aulas com vistas à aprendizagem significativa. No campo metodológico é pesquisa bibliográfica e de campo com base em Severino (2007); aplica questionário fechado e acordo com Gil (2008) a dez professores recém formados em Letras por uma universidade pública e federal; já a apreciação das informações é feita pela análise interpretativa segundo Minayo (2005). O referencial teórico considera Malcon (2007), Perfeito (2005), Ferreira e Muniz (2020), Simão e Poletto (2019), dentre outros. Como resultados aponta-se para: a) o avanço e valorização das aulas progressistas - dinâmicas e dialogadas; b) o uso da tecnologia e das mídias digitais; c) o material didático como aliado no ensino da Língua Portuguesa; d) o aprendizado dinâmico e significativo; e) a proatividade na pesquisa e produção dos materiais; e, f) certa “superação” em usar, apenas, os materiais disponíveis na escola. Na conclusão, o uso do material didático traz novos cenários à sala de aula a partir de sua produção e uso com fins à aprendizagem significativa dos alunos.
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