O TEXTO LITERÁRIO:
TESSITURAS RECONSTITUÍDAS PELO ALUNO SURDO
DOI:
https://doi.org/10.56798/RGC-11-2023-02Palavras-chave:
Letramento Literário, Surdos, Residência PedagógicaResumo
Este trabalho é parte do que estamos desenvolvendo no Programa Residência Pedagógica, subprojeto Letramento Literário: perspectivas teórico-práticas do ensino aprendizagem de literatura da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Assim, mais que apresentar propostas, discutiremos sobre o texto literário satírico, as Viagens de Gulliver do autor anglo-irlandês Jonathan Swift (1735) na perspectiva adaptada de Clarice Lispector (2008), a partir da teoria do efeito estético (ISER,1999) e a relação triádica autor-texto-leitor; do processo/efeito de humanização nos termos de Cândido (1989) e do letramento literário de Cosson (2009), entendendo que este é uma prática social e portanto uma responsabilidade de todos que fazemos a educação dos surdos (QUADROS, 2004); Lacerda (2000); Stokoe (1972). Portanto, como o trabalho discorre sobre como trabalhar com um texto extremamente satírico e perturbador, posto que narra problemas sociais de diversas ordens da Europa do séc XVII, problemas estes que se mostram atuais, pois se repetem 3 séculos depois, dado o corrente conflito Rússia e Ucrânia; e sobre o papel social que o texto literário cumpre com este leitor Surdo, que tem direito ao acesso aos grandes clássicos da literatura mundial. Portanto, tomamos um entre lugar entre os estudos literários e a educação de Surdos, aqui referido com S maiúsculo, dada as contribuições dos desdobramentos acerca da identidade e cultura surda (PERLIN, 2011).
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