METODOLOGIAS UTILIZADAS NA ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TEA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TOMÉ-AÇU NO PERÍODO DA COVID 19
DOI:
https://doi.org/10.56798/RGC-11-2023-03Palavras-chave:
Metodologias, Transtorno do Espectro Autista, COVID 19Resumo
A educação formal tem como premissa ser para todos, exigindo, portanto, a adoção de um viés inclusivo do ensino, pautado no respeito a diversidade inclusive do público-alvo da educação especial. O objetivo desta pesquisa é discutir sobre as metodologias utilizadas na escolarização de alunos com Transtornos do Espectro Autista - TEA na rede municipal de ensino de Tomé-Açu no período da covid 19. O aporte teórico desta pesquisa é baseado em Brasil (2001), Loureiro et al. (2019), Russo (2019), Minayo (1994), Mantoan e Santos (2010), Mantoan (2003) e Castro (2013). É uma pesquisa qualitativa, descritiva do tipo bibliográfica e de campo. O instrumento de coleta dos dados utilizado foi a entrevista semiestruturada e o método de análise adotado foi o hermenêutico dialético. Os resultados da pesquisa demonstraram que: Há uma grande necessidade de formação dos docentes sobretudo da sala regular; As metodologias utilizadas no processo de ensino de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista giraram em torno de cadernos de atividades impressas seguidas de jogos diversos, recurso visuais como pranchas, vídeos, desenhos, recursos de encaixe/montagem, pintura e colagem; Houve pouca reciprocidade entre as atividades utilizadas na sala regular e as estratégias de ensino utilizadas na sala de recurso multifuncional; Ocorreram fragilidades do processo avaliativo realizado a distância
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