O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO NÍVEL MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.56798/RGC-11-2023-04Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Língua Brasileira de Sinais, Serviço de Atendimento Educacional Especializado, Ensino MédioResumo
Analisar o ensino da língua portuguesa para alunos surdos no serviço de atendimento educacional especializado no nível médio é o objetivo deste artigo, que é um recorte do trabalho de conclusão de curso de Pós-graduação em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão, intitulado Educação de surdos: adaptação curricular no ensino de língua portuguesa na sala de atendimento educacional especializado no nível médio. A pesquisa traz como fios condutores teóricos como: HONORA (2014), FERNANDES (2015) e QUADROS (2006). Quanto a metodologia esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso e de cunho descritivo. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada. O instrumento de análise utilizado foi o método hermenêutico-dialético. O segmento envolvido na pesquisa foi uma professora ouvinte do Serviço de Atendimento Educacional Especializado de uma escola estadual localizada no município de Tomé-Açu – Pará. A pesquisa revelou os seguintes resultados: o ensino da língua portuguesa para alunos surdos no Serviço de Atendimento Educacional Especializado no nível médio adota medidas de flexibilização de conteúdos e utiliza recursos imagéticos associados ao uso da língua brasileira de sinais para o ensino da língua portuguesa. Ficou claro que as medidas adotadas são, em grande parte, empreendidas pela professora especialista no momento do Atendimento Educacional Especializado individualizado, evidenciando lacunas quanto a efetivação de políticas escolares e governamentais de qualificação em LIBRAS. Foi possível constatar ainda que a escola não dispõe do profissional intérprete para auxiliar nas atividades em sala regular.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Os Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Gestão do Conhecimento - RGC, que poderá veicular o trabalho nesta revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Os Autor(es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da RGC.
Os Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científicos apresentados ao Conselho Editorial da RGC.
Os Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores tem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.