LINGUÍSTICA QUEER: BREVE ABORDAGEM HISTÓRICO-CONCEITUAL E UMA POSSÍVEL APROXIMAÇÃO COM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Henrique Lobo Souza
  • Jomson Teixeira da Silva Filho

DOI:

https://doi.org/10.56798/RGC-11-2023-06

Palavras-chave:

Linguística Queer, Teoria Queer, Pedagogia Queer, Linguagem, gênero e sexualidade, Ensino

Resumo

Este trabalho se apresenta como uma pesquisa em desenvolvimento e, portanto, apresentamos resultados parciais. De natureza teórica e bibliográfica, objetivamos apresentar, de forma descritiva, o campo de estudos da linguagem conhecido hoje como Linguística Queer, nascido especialmente a partir da Teoria Queer, divulgada, ainda que de forma prospectiva, pela Filósofa Judith Butler (1997), em quem nos baseamos epistemologicamente. Adotamos ainda como aporte teórico os trabalhos de Louro (2001; 2004) E Borba (2015; 2021) no que tange aos estudos brasileiros. Esperamos, com esta pesquisa, contribuir com as discussões em Linguística Queer e sua contribuição para com o ensino de Língua Portuguesa, por meio de uma abordagem que leve em conta a pedagogia queer e a educação linguística, conforme defendem Travaglia (2004) e Bagno e Rangel (2005).

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Publicado

2024-01-05