ORALIDADE E ESCRITA EM SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA:
UMA REFLEXÃO A PARTIR DA NOÇÃO DE CONTINUUM TIPOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.56798/RGC-11-2023-08Palavras-chave:
Oralidade, Escrita, Continuum tipológico, Ensino de Língua Portuguesa, Documentos oficiaiResumo
Este artigo tem como objetivo principal estabelecer uma discussão entre a relação oralidade/escrita com vistas a apresentar uma chave de leitura segundo a qual essa relação deve ser baseada na noção de continuum tipológico de Marcuschi (1999; 2001; 2008), e a partir disso, propor possibilidades de trabalho com a oralidade no ensino de Língua Portuguesa na educação básica. Para tanto, fazemos uma revisão teórica acerca da relação de complementariedade que se estabelece na oralidade e escrita, sobretudo quando se trata de textos que compartilham ao mesmo tempo características e propriedades da oralidade e da escrita, ou seja, são escritos para serem falados ou são falados com características de textos escritos. Além disso, apresentamos também como os documentos basilares da educação básica (os PCN e a BNCC) discutem essas noções para então, propor um roteiro de Sequência Didática a partir do trabalho com oralidade ser aplicada em sala de aula.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Os Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Gestão do Conhecimento - RGC, que poderá veicular o trabalho nesta revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Os Autor(es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da RGC.
Os Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científicos apresentados ao Conselho Editorial da RGC.
Os Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores tem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.