ORALIDADE E ESCRITA EM SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA:

UMA REFLEXÃO A PARTIR DA NOÇÃO DE CONTINUUM TIPOLÓGICO

Autores

  • Thaysa Oliveira Barbosa
  • Jomson Teixeira da Silva Filho

DOI:

https://doi.org/10.56798/RGC-11-2023-08

Palavras-chave:

Oralidade, Escrita, Continuum tipológico, Ensino de Língua Portuguesa, Documentos oficiai

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal estabelecer uma discussão entre a relação oralidade/escrita com vistas a apresentar uma chave de leitura segundo a qual essa relação deve ser baseada na noção de continuum tipológico de Marcuschi (1999; 2001; 2008), e a partir disso, propor possibilidades de trabalho com a oralidade no ensino de Língua Portuguesa na educação básica. Para tanto, fazemos uma revisão teórica acerca da relação de complementariedade que se estabelece na oralidade e escrita, sobretudo quando se trata de textos que compartilham ao mesmo tempo características e propriedades da oralidade e da escrita, ou seja, são escritos para serem falados ou são falados com características de textos escritos. Além disso, apresentamos também como os documentos basilares da educação básica (os PCN e a BNCC) discutem essas noções para então, propor um roteiro de Sequência Didática a partir do trabalho com oralidade ser aplicada em sala de aula.

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Publicado

2024-01-05