A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA E A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO BÁSICO
DOI:
https://doi.org/10.56798/RGC-11-2023-09Palavras-chave:
Acadêmicos, Docência, Observação, Prática, RegênciaResumo
O presente estudo visa compreender a experiência de estágio supervisionado, na formação de professores, como um processo essencial na formação destes sujeitos, haja vista que são utilizados nesta prática, métodos educacionais que contribuem com o desenvolvimento físico, intelectual e moral dos alunos, pautando-se na pedagogia, na didática e no ensino. Objetiva-se analisar as atividades práticas de observação e regência desenvolvidas no estágio supervisionado I, na E.M.E.F. Luiz Geolas de Moura Carvalho, integrado na Graduação em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA (Campus Tomé-Açu). A metodologia é de natureza bibliográfica com base em Severino (2007) e qualitativa segundo as concepções de Rodrigues e Limena (2006). A coleta de dados realizou-se no modelo de observação e está de acordo com Marconi e Lakatos (2017). O estágio de observação teve a duração de três meses, pelo qual foram observadas 20h, visando instrir o acadêmico no que tange o exercício de suas práticas metodológicas em sala de aula, atuando como professor (a) de Língua Portuguesa, de maneira a contribuir significativamente na construção intelectual dos alunos ingressos no 6° ano do Ensino Fundamental maior, a fim de compreender a docência como parte da trajetória, empenho e desempenho educacional interior e exterior dos alunos ao âmbito escolar. Como embasamento teórico, tomamos como fundamento as concepções de autores, tais quais: Paulo Freire (1921-1997); Pimenta e Lima (2005-2006); Haydt (2008) e Green (2015). Em vista das análises sobre os aspectos observados durante o período de estágio supervisionado, concluímos que é imprescindível nos conscientizarmos que as experiências de observação e regência são fundamentais para uma visão notória e conceitual, é também salutar pensarmos na relevância do estágio enquanto discente, pois os momentos vivenciados durante o período de observação e prática da regência são únicos, e nos faz pensar e repensar sobre o que queremos para o futuro enquanto acadêmicos de Letras – Língua Portuguesa no âmbito escolar, atuando em consonância com o (a) professor (a) supervisor (a), portanto, entendemos que ser professor (a) vai muito além de conteúdos e atividades em sala de aula, pautando-se principalmente na importância da formação de professores, contribuindo significativamente para o crescimento profissional e acadêmico, diante do aportes teórico e prático estudados.
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