O FAZER PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA DA REDE MUNICIPAL DE TOMÉ-AÇU/PA

Autores

  • Irisneia Brito e Silva
  • Sindy Rayane de Souza Ferreira
  • Valdilene Santos Carvalho de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.56798/RGC-11-2023-15

Palavras-chave:

Educação Especial Inclusiva, Fazer Pedagógico, Rede Municipal de Ensino

Resumo

Analisar o fazer pedagógico na educação especial inclusiva da rede municipal de Tomé-Açu é o objetivo deste artigo, que é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Desafios e Estratégias no Ensino-Aprendizagem da Educação Especial Inclusiva em escolas municipais de Tomé-Açu”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e de campo, tendo sido utilizada a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Esta pesquisa contou com duas participantes que são professoras do Atendimento Educacional Especializado de duas escolas de ensino fundamental I, ambas localizadas no município de Tomé-Açu/PA. Os resultados alcançados revelam que: O fazer pedagógico na educação especial inclusiva é realizado em parceria; O uso da ludicidade e dos jogos são as estratégias mais indicadas para a realização de práticas exitosas; Inúmeros são os desafios encontrados na educação especialmente na educação inclusiva; Dentre as possibilidades de atuação para superar os desafios estão a oferta de locais adequados para o desenvolvimento das atividades, o fortalecimento da parceria família-escola; e A necessidade de reinvenção diária do professor sinalizando para a formação continuada dos educadores.

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Publicado

2024-01-05