GESTÃO EM CONHECIMENTO E A CULTURA DO APRENDIZADO:
PARTICIPAÇÃO SOCIAL ENTRE LOCAL E GLOBAL PARA OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) NA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.56798/RGC-11-2023-17Palavras-chave:
ODS, Cultura do aprendizado, Participação social, Amazônia, Rede ODS UfraResumo
Este artigo, tem como objetivo geral apresentar a evolução do processo de sustentabilidade local e global até os atuais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), socializando-os para integrar ações sociais e de gestão da sustentabilidade entre diferentes categorias como público, privado, sem fins lucrativos e instituições de ensino, pesquisa e extensão, mediante a cultura do aprendizado, como na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Especificamente, abordar a gestão sustentável atrelada à administração do conhecimento para compreensão de metas locais e globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o avanço mundial acerca da sustentabilidade e seus desafios; e apresentar breve processo histórico de evolução de Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) da Agenda 21 para os ODS da Agenda 2030. O referencial teórico contempla categorias conceituais como administração do conhecimento, cultura do aprendizado, educação corporativa, participação social, sustentabilidade, dentre outras. A pesquisa é do tipo bibliográfica com método de abordagem dialético por fazer refletir sobre contradições dos processos sociais e de procedimento funcionalista por buscar interagir com as atribuições das categorias envolvidas. Os resultados principais apresentam a evolução dos processos de pactuações para o desenvolvimento sustentável (ODM e ODS), os relatórios da sociedade civil que retratam os avanços e retrocessos de 2017 a 2022, com os impactos de política governamental, pandemia COVID-19 e violência a ativistas; como a extinção da fundamental Comissão Nacional dos ODS (CNODS), em 2019; bem como a constatação do papel da organização Rede ODS Brasil com suas ações e engajamento entre as diferentes categorias com grupos de trabalho inovadores no processo sem comissão governamental de apoio; e o exemplo da Rede ODS Ufra, como instrumento de participação social com vistas à sustentabilidade em nível local amazônico.
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