A formação docente no Ensino Médio e a Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.56798/RGC-08-2021-01Palavras-chave:
Memorial, Reflexões, Prática, Residência PedagógicaResumo
Objetivo desse trabalho é relatar as experiências vivenciadas por meio de atividades de regência em sala durante o periodo de estágio no programa Residência Pedagógica em escolas de ensino médio do municipio de Tome-açu. A metodologia definida para esse estudo é a pesquisa exploratória e descritiva (GIL, 2007), partindo do reconhecimento do ambiente escolar, planejamento de atividades, regência em sala e até as atividades pós-sala de aula durante o período atuação no programa realizado de 2018 a 2020. Para o compreender melhor a formação e prática docente, este trabalho se apoiou em Libâneo (2013) e Freire (2020). Os resultados explicitaram a importância de um residente saber observar, planejar as aulas e ser resiliente quando for necessário em sua práxis, na supervisão do professor orientador e preceptor, de forma ativa. Assim, conclui-se que o professor, tanto o orientador quanto o preceptor, têm um importante papel na orientação do residente. Também, prática e a principal responsável por moldar habilidades e técnicas de ensino das quais puderam ser muito efetivas em sala de aula.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Os Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Gestão do Conhecimento - RGC, que poderá veicular o trabalho nesta revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Os Autor(es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da RGC.
Os Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científicos apresentados ao Conselho Editorial da RGC.
Os Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores tem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.