A formação docente no Ensino Médio e a Residência Pedagógica

Autores

  • Walace de Souza Almeida
  • Claudia Giselle Teles Paiva da Silva
  • Marílio Salgado Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.56798/RGC-08-2021-01

Palavras-chave:

Memorial, Reflexões, Prática, Residência Pedagógica

Resumo

Objetivo desse trabalho é relatar as experiências vivenciadas por meio de atividades de regência em sala durante o periodo de estágio no programa Residência Pedagógica em escolas de ensino médio do municipio de Tome-açu. A metodologia definida para esse estudo é a pesquisa exploratória e descritiva (GIL, 2007), partindo do reconhecimento do ambiente escolar, planejamento de atividades, regência em sala e até as atividades pós-sala de aula durante o período atuação no programa realizado de 2018 a 2020. Para o compreender melhor a formação e prática docente, este trabalho se apoiou em Libâneo (2013) e Freire (2020). Os resultados explicitaram a importância de um residente saber observar, planejar as aulas e ser resiliente quando for necessário em sua práxis, na supervisão do professor orientador e preceptor, de forma ativa. Assim, conclui-se que o professor, tanto o orientador quanto o preceptor, têm um importante papel na orientação do residente. Também, prática e a principal responsável por moldar habilidades e técnicas de ensino das quais puderam ser muito efetivas em sala de aula.

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Publicado

2022-07-26

Edição

Seção

Revista Gestão em Conhecimento