Prática pedagógica:
relato de experiência a partir da vivência de um professor de Literatura no Ensino Médio.
DOI:
https://doi.org/10.56798/RGC-08-2021-03Palavras-chave:
Literatura, Ensino Médio, Autoria, Prática ReflexivaResumo
Objetiva-se relatar a experiência de uma prática pedagógica que versou sobre a apresentação de textos literários, a estudantes do 1º ano do ensino médio, em uma escola de tempo integral, da rede estadual de ensino-SED/MS. A proposta de ensino teve por objetivo que os educandos se reconhecessem ou se identificam-se a partir de um estudo sobre as especificidades de diferentes gêneros literários. Esta didática amparou-se a partir dos pressupostos ancorados em conceitos de educar pela pesquisa, e para tal estruturou-se por um viés qualitativo e empirico. O corpus de estudo se faz a partir das produções escritas dos estudantes referentes ao primeiro planejamento mensal da disciplina de literatura, cujo tema norteador foi identidade. Para tal, selecionou-se exemplos destas atividades e suas respostas a fim de perceber-se elementos de autoria e reflexão sobre os conteúdos debatidos. Os resultados apontaram uma participação pontual dos estudantes com a reflexão sobre identidade, os significados de ser estudante no ensino médio na disciplina de literatura em uma escola pública de tempo integral, que visa a pesquisa na construção do conhecimento. A base teórica que alicerçou o estudo pauta-se em: Pimenta e Ghedin (2005), Pedro Demo (2007), Veen & Vrakking (2009), Tania Marques (2010), Viviane Mose (2013). Constatou-se que por meio desse estudo é possivel despertar nos estudantes uma identidade literária a partir da experiência de leitura de diferentes gêneros literários.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Os Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Gestão do Conhecimento - RGC, que poderá veicular o trabalho nesta revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Os Autor(es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da RGC.
Os Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científicos apresentados ao Conselho Editorial da RGC.
Os Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores tem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.