Experiências Didáticas a partir da Lei 10.639/2003:

uma intervenção possível de articular

Autores

  • Gleiciane Tavares de Oliveira
  • Jefferson Luis da Silva Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.56798/RGC-08-2021-05

Palavras-chave:

Cultura afro-brasileira, Metodologia de ensino, Prática pedagógica

Resumo

Este trabalho versa sobre propostas didáticas que podem ser vinculadas à Lei nº 10.639/2003 e seu contributo para compreensão da diversidade cultural, a identidade negra e a temática das africanidades na escola. A problemática surge na educação básica e na inquietação sobre que atividades propositar aos alunos sobre o ensino de História e Cultura Afro Brasileira de forma interdisciplinar? O objetivo é refletir sobre metodologias que contextualizem a temática da diversidade cultural e favoreça a prática pedagogica do professor em sala de aula. A metodologia usa pesquisa bibliográfica e de campo em Minayo (2001), na investigação de uma escola da rede municipal de ensino. Como referencial teórico destacam-se Munanga (2014) e Gomes (2003). Como resultados, aponta-se para experiências que trouxeram grande importância para os alunos; a prática pedagogica do professor permite um ensino mais construtivo; e, o ambiente escolar permite refletir sobre diversidade, cultura, etnias, religiões, costumes e manifestações sociais.

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Publicado

2022-07-26

Edição

Seção

Revista Gestão em Conhecimento