Experiências Didáticas a partir da Lei 10.639/2003:
uma intervenção possível de articular
DOI:
https://doi.org/10.56798/RGC-08-2021-05Palavras-chave:
Cultura afro-brasileira, Metodologia de ensino, Prática pedagógicaResumo
Este trabalho versa sobre propostas didáticas que podem ser vinculadas à Lei nº 10.639/2003 e seu contributo para compreensão da diversidade cultural, a identidade negra e a temática das africanidades na escola. A problemática surge na educação básica e na inquietação sobre que atividades propositar aos alunos sobre o ensino de História e Cultura Afro Brasileira de forma interdisciplinar? O objetivo é refletir sobre metodologias que contextualizem a temática da diversidade cultural e favoreça a prática pedagogica do professor em sala de aula. A metodologia usa pesquisa bibliográfica e de campo em Minayo (2001), na investigação de uma escola da rede municipal de ensino. Como referencial teórico destacam-se Munanga (2014) e Gomes (2003). Como resultados, aponta-se para experiências que trouxeram grande importância para os alunos; a prática pedagogica do professor permite um ensino mais construtivo; e, o ambiente escolar permite refletir sobre diversidade, cultura, etnias, religiões, costumes e manifestações sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Os Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Gestão do Conhecimento - RGC, que poderá veicular o trabalho nesta revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Os Autor(es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da RGC.
Os Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científicos apresentados ao Conselho Editorial da RGC.
Os Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores tem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.