A prática pedagógica do Gestor Escolar:

desafios da escola contemporânea

Autores

  • Gislayne Carvalho Pires
  • Jefferson Luis da Silva Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.56798/RGC-08-2021-07

Palavras-chave:

Gestão escolar, Democracia, Práticas pedagógicas

Resumo

A educação no Brasil historicamente, perpassa por várias mudanças, com reformulação da legislação em prol de uma educação com viés democrático e para todos. Neste cenário, surge a figura do gestor escolar, que tem o desafio de promover um ambiente propicio de trabalho e aprendizagem em termos estruturais e pedagógico à toda comunidade escolar. Tem como problemática: qual papel dos gestores escolares à frente da instituição que é responsável? Objetiva-se analisar a prática pedagógica do Gestor Escolar frente à escola na contemporaneidade. Como referencial teórico usa-se Luck (2006) e Libâneo (2001). A pesquisa é de abordagem qualitativa, segundo Minayo (2001) e bibliográfica de acordo com Cervo e Bervian (1983). Após a análise dos resultados, concluiu-se que a maioria das escolas estão em processo de transição para a gestão democrática; existem divergências quanto a prática pedagógica do gestor nas escolas; falta de conhecimento sobre suas reais funções gerando desequilíbrio no processo de ensino-aprendizado, e por fim, necessidade de formação inicial e continuada na área da gestão educacional.

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Publicado

2022-07-26

Edição

Seção

Revista Gestão em Conhecimento