O trabalho Docente na periferia do município de Tomé-Açu/PA:
reflexões para formação de professores.
DOI:
https://doi.org/10.56798/RGC-08-2021-08Palavras-chave:
Atuação docente, Didática, Escola de perifeiraResumo
O estudo aborda o trabalho docente em escolas situadas em regiões periféricas do município de Tomé-Açu/PA. Problematiza a visão de educadores acerca da estrutura que o poder público lhes da para exercer suas práticas diárias. Como objetivo geral analisar as estratégias da prática docente para suprir as deficiências existentes no contexto escolar. Quanto ao processo metodológico, trata-se de um trabalho de pesquisa de cunho bibliográfico na visão de Prodanov (2013). Nesse sentido, trabalhou-se com alguns autores que tratam da temática, dentre estes: Moreira, Candau (2009) e Freire (1995). Os principais achados da pesquisa apontam para importância da formação docente em instituição de ensino superior, o uso da didática para o processo de desenvolvimento do planejamento das aulas, de acordo como a realidade local dos alunos, a importância dos meios tecnológicos para o avanço do processo de ensino-aprendizagem; e por fim, a participação dos pais no processo educacional dos alunos.
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