A formação de professores para a diversidade:

uma revisão da literatura.

Autores

  • Larissa Lourinho Santana
  • Jefferson Luis da Silva Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.56798/RGC-08-2021-09

Palavras-chave:

Diversidade, Formação Docente, Ensino Aprendizagem

Resumo

A educação escolar diante da prática da diversidade abrange desafios diários do ensino e aprendizagem, com os "padrões sociais" impostos pela sociedade moderna. É necessário, um olhar dinâmico sobre a própria identidade e suas diferenças respeitando à todos. O problema da revisão é como a literatura tem tratado do tema diversidade cultural atrelado à formação de professores? Tem como objetivo reconhecer o diálogo, a comunicação, a discussão e o respeito à diversidade cultural e sua influència na formação de professores. É pesquisa de cunho bibliográfico em Gil (2017), usa os estudos de McLaren (1997; 2000), Alves (1994), Trindade; Santos (2003). Os principais resultados apontam para discussão na formação docente sobre a diversidade inserida na prática pedagógica do contexto escolar, a necessidade de conhecer o universo dos alunos e sua bagagem cultural; valorizar a promoção dos saberes individuais; e por fim, favorecer a relação reciproca de aprendizagem baseada nas diferenças.

Downloads

Publicado

2022-07-26

Edição

Seção

Revista Gestão em Conhecimento